Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

Criptografia em desktops e notebooks , como você tem controlado isso?

publicado por Evandro Ribeiro

Criptografia em desktops e notebooks , como você tem controlado isso?Hoje, muitas empresas sofrem com problemas de criptografia – áreas isoladas e diferentes de implantações de criptografia espalhadas por grupos de trabalho, elementos de infraestrutura e locais.

Cada área de criptografia possui suas próprias chaves, aplicações de políticas, a falta de padronização e mecanismos para o gerenciamento de chaves em todo o seu ciclo de vida

Devido à natureza vital das chaves, essa proliferação apresenta atualmente problemas significativos para as empresas. Se houver falha nas chaves, o mesmo ocorrerá com os dados confidenciais.

Se as chaves forem perdidas ou excluídas acidentalmente, os dados também serão. Além disso, a natureza isolada do gerenciamento de chaves gera ineficiência que aumenta muito os custos das empresas, em termos de custos de capital, de pessoal, de falhas em auditorias ou de erros e omissões.

Qual seria o impacto para sua empresa ? Com certeza você já pensou nisso , mas como tem tratado esse tema , sabemos que devemos proteger informações sensíveis e etc, mas o problema sempre esta na forma como gerenciar, proteger, e fazer o backup destas chaves .

Gostaria de dividir com vocês a experiência que tive usando o MBAM da Microsoft , uma ferramenta capaz de suportar até 500.000 clientes, desktops e servidores.

O Microsoft BitLocker Administration and Monitoring (MBAM) fornece uma interface administrativa simplificada para criptografia de unidade de disco BitLocker.

O MBAM permite selecionar opções de política de criptografia de BitLocker para seu ambiente para que você possa monitorar a conformidade do cliente com essas políticas e gerar relatórios sobre o status da criptografia do ambiente como um todo, além do status de computadores individuais.

Estação de Trabalho de Gerenciamentoi

Usando esta solução foi possível realizar o backup das chaves de criptografia bitlocker , implementar a criptografia e resgatar as chaves quando necessário , a ferramenta , possui um portal em que se deseja o próprio usuário pode solicitar a sua chave de criptografia.
Coloquei abaixo alguns links que podem usar como referencia caso queiram aprender mais sobre este produto

Links de referência:
Visão Geral do produto:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh826072.aspx
http://www.microsoft.com/en-us/windows/enterprise/products-and-technologies/mdop/mbam.aspx

Como implantar o MBAM:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dn645335.aspx

Até a próxima !

[Crédito da Imagem: Criptografia – ShutterStock]

Autor

Analista de Segurança da Informação, 7 anos de experiencia. Graduado em redes de computadores, Pós Graduado em Segurança da Informação. MCP, ISO27002, COBIT 4.1 RISK MANAGER

Evandro Ribeiro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes