TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

2015 o ano que as Marcas vão explorar o LinkedIn no Brasil

publicado por Mateus Rosa

2015 o ano que as Marcas vão explorar o LinkedIn no BrasilQuando pensamos em redes sociais logo lembramos o famoso Facebook. É difícil encontrar hoje em dia uma marca que não possua uma página nesta rede, mesmo que não alimente semanalmente ou mensalmente, elas estão lá. Nem o FB ou a estratégia de conteúdo é o foco deste artigo, mas optei em usá-lo para exemplificar o quanto é comum as marcas se cadastrarem nas redes sociais para potencializarem suas estratégias de Marketing e chegarem até o seu consumidor-alvo.

Porém, fiquem atentos a outra Rede Social que vem crescendo muito aqui no Brasil e se tornando um excelente canal para estratégias Marketing é o LinkedIn. Dentro deste contexto acredito que neste ano muitas marcas tendem a se cadastrar ou alimentar suas páginas.

Só em 2014 o LinkedIn no Brasil somou em torno de 18 milhões de usuários cadastrados. E esse número vem aumentando muito a cada dia. Importante lembrar que é uma rede social muito diferente do Facebook, e tem uma característica profissional e mesmo que as pessoas lá cadastradas também usem o FB nessa rede social seu comportamento é muito distinto.

Além de ser uma ferramenta de relacionamento completa, com todos os recursos possíveis, vídeo, áudio, fotos e textos. O marketing corporativo no LinkedIn propicia um ambiente e condições ideais para geração de leads, exposição da marca e criação de novas oportunidades de negócios.

Saiba as principais ferramentas para Marketing no LinkedIn

Company Pages

É uma página que potencializa presença corporativa da marca nesta rede social, nelas as marcas podem desenvolver um ambiente de apresentação formal da empresa, com conteúdos para seus seguidores, compartilhar seus valores e converter  fãs para marcas. Lembra um pouco com o que é feito nas Fan Pages do Facebook, só que tem outra abordagem e formato de alcance de público.

Importante: Nas Company é preciso um bom conteúdo com foco no interesse profissional do teu seguidor, com uma boa apresentação gráfica, informações relevantes sobre a empresa e atualização constante do conteúdo.

ShowCase Pages

É uma ferramenta recentemente adicionada às Company Pages  foi lançada em Novembro de 2014 em substituição à aba de Produtos e Serviços, e também a possibilidade de disponibilizar vagas de trabalho na página.

De acordo com o próprio LinkedIn a idéia de incorporar as Showcases Pages é de ajudar as empresas destacar os diferentes aspectos de seus negócios e construam relações com uma comunidade específica. “Seja uma marca, uma unidade de negócios ou uma iniciativa, seguir uma Showcase Page irá lhe fornecer as atualizações em que você mais estiver interessado”

Para as empresas que desejam montar uma Showcase Page, primeiro necessitam identificar quais áreas precisam de uma Showcase Page. Depois basta ir ao menu “Edit” e selecionar “Criar uma Showcase Page”. Criada a página, as empresas já podem começar a compartilhar conteúdos e usar as ferramentas de análises para monitorar o desempenho da página. (Fonte Canaltech)

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads são a forma de publicidade na reede ou seja, os links patrocinado. Eles funcionam de forma parecida com a dos Facebook Ads e são uma ótima ferramenta para divulgação de produtos e serviços no LinkedIn. Principalmente pela ótima possibilidade de segmentação do público para o qual os anúncios serão exibidos.

Nome de empresas

Setor e tamanho da empresa

Funções e nível de experiência dos participantes da rede

Instituições de ensino

Gênero e faixa etária

Participação em Grupos do LinkedIn

Com estes recursos podemos criar campanhas específicas para cada grupo de pessoas que queremos atingir e com isso trazer muito mais retorno para as campanhas.

Para finalizar, apenas sugiro aos profissionais de Marketing ou gestores que pretendem usar o LinkedIn, para que tenham cautela pois, é uma rede social estreita a um marketing pessoal, para um possível recolocação e debates entre profissionais, mas como vimos no texto há muito espaço para a criação de ações de marketing. É uma questão de conhecer as ferramentas disponíveis e criar as estratégias necessárias para atingir os seus objetivos mercadológicos.

[Crédito da Imagem: LinkedIn no Brasil – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes