Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

A nuvem no Brasil, um ano depois

publicado por Rafael Suguihara

A nuvem no Brasil, um ano depoisAno passado eu escrevi um artigo sobre os Três pontos importantes que você precisa saber sobre a nuvem.

Passado um ano, o que mudou e o quais as lições vindas da nuvem?

  • O céu é muito grande para ter apenas um fornecedor de nuvem.
    Tenha em mente que o maior distribuidor, ou o mais experiente não necessariamente tem a ferramenta necessária para o seu negócio. Há uma infinidade de fornecedores ao redor do mundo, que entregam cada um na sua forma um diferencial. Uns tem o custo mais acessível, outros entregam segurança aprimorada, alguns entregam automatização de processos, outros monitoramento mais detalhado, enfim, conheça todas as suas nuvens.
  • Comece devagar, cresça rápido!
    Ainda tem dúvida se vale a pena? Inicie com um projeto pequeno, um webservice, um servidor de arquivos ou mesmo um servidor de diretório. A partir do momento que tiver familiarizado com o ambiente, cobrança e integração, migre seus maiores produtos, sem pensar em um fim para o projeto, pois podem haver desvios que a nuvem pode contornar ao invés do on-premise. A nuvem independe do seu negócio, aproveite a viagem!
  • Misturar tecnologias, uma arte.
    A TI híbrida, além de tendência para 2015 foi uma valiosa lição no ano que se passou. A maioria das PMEs não querem operar integralmente na nuvem e também não querem confiar  completamente no seu departamento interno de TI. A solução que estamos encontrando é a de misturar as tecnologias, assim como a receita de um drink. Porém cuidado, o exagero ou a falta de um ingrediente pode desandar o resultado final. E a ressaca, essa pode ser brava.

[Crédito da Imagem: Coud Computing – ShutterStock]

Autor

Rafael Suguihara é arquiteto de soluções na Done TI. Atua na área de TI há 15 anos sendo que os últimos três anos vive e respira a nuvem dos mais diversos players. Participou de projetos de implantação e coordenação liderando equipes técnicas. Entusiasta de novas tecnologias dividindo-se entre São Paulo e Porto Alegre.

Rafael Suguihara

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes