Há muitos anos sua empresa decidiu investir em um novo canal de relacionamento com seus clientes. O primeiro aplicativo móvel foi desenvolvido e lançado. Naquela época, você foi um dos primeiros a investir em aplicativos móveis. Hoje sua visão de mobilidade está madura e você compreende claramente o seu papel para o negócio. Mas depois de tantas versões, você tem se preocupado em analisar os comentários dos seus usuários com relação a utilidade do aplicativo? Você acompanha quantas vezes seu aplicativo é instalado e removido logo em seguida? Tem algo errado com sua estratégia móvel?
Hardware
Pra começar, vamos falar sobre o elemento básico dos aplicativos móveis: o hardware onde serão executados. Mesmo que entendamos o mercado e as tendências sobre que plataformas ou sistemas operacionais são mais relevantes, existem outras variáveis que também direcionam a aquisição de hardware pelo usuário final. O preço, a facilidade de ter mais de um chip no mesmo aparelho, TV Digital, câmeras super potentes, são exemplos de fatores que criam mercados, não necessariamente de hardware de ponta, mas que podem ser o seu mercado. O impacto destas variáveis na sua estratégia móvel pode ser devastador: aposte na tecnologia errada e o sucesso pode nunca chegar. Hoje em dia, hardware tem sido a parte mais fácil: IOS, Android e Windows Phone dominam o mercado, mas há outros fatores a serem considerados.
Espaço
Novos tipos de sensores trazem tornam a cada dia o trabalho de desenhar aplicativos móveis um grande desafio, dada a quantidade de possibilidades disponíveis para explorar. Trazem para o usuário final aplicativos realmente inovadores, nativos e que exploram o máximo das funcionalidades existentes. Dispositivos Android têm uma vasta gama de modelos, funcionalidades e configurações. Existem também diversos modelos rodando IOS, também com grandes variações de funcionalidades e limitações. Nem sempre o aplicativo mais inovador é aquele que explora ao máximo os sensores do aparelho. E explorar novas opções de sensores, significa também que seu aplicativo vai ficar restrito ao hardware que embarcar estes novos sensores. O número de aplicativos para estas duas plataformas tem crescido exponencialmente, deixando o usuário final repleto de opções e com a dura tarefa de decidir o que realmente instalar no seu smartphone. Vão levar vantagem os aplicativos que trouxerem as melhores experiência para o usuário.
Eu, pessoalmente, uso meu celular para tirar fotos, ver e-mails, gravar vídeos, acompanhar minhas atividades físicas, como agenda, para escutar música, ver filmes, controlar a TV, entre outros. Esta tendência de uso, muito comum em todos os usuários, principalmente dos modelos mais sofisticados, acaba gerando um novo problema: falta de espaço. Para os usuários do IOS, não existe como aumentar o espaço. E mesmo para os dispositivos Android que aceitam cartões de memória existe um limite. Parece que os habituais 16gb da maioria dos smartphones já não são suficientes, e a situação só tende a piorar. E eis que chega o derradeiro dia, onde você recebe a mensagem de que não há mais espaço para armazenamento, e você precisa fazer uma limpeza. Fotos e vídeos menos importante são sempre os primeiros alvos, mas só isso não resolve o problema. É preciso remover alguns aplicativos e eu normalmente começo revisando os aplicativos que:
Quando eu removo o aplicativo da sua empresa, todo o investimento feito ao longo de anos em estratégia móvel para aquele aplicativo se evapora instantaneamente.
Remoção
Então, como podemos diminuir as chances de ter o seu aplicativo na lista de remoção? Segue uma lista que poderá ajudá-lo:
O mercado móvel é muito dinâmico e sua estratégia móvel precisa ser revisada e reavaliada periodicamente. Nunca pense que tudo está sob controle. Num mercado onde tudo acontece muito rápido, uma nova tecnologia pode estar logo ali na próxima esquina. Antecipe-se às mudanças, entenda o desempenho dos seus aplicativos e mantenha-se sempre próximo ao seu usuário. Será a melhor maneira de manter seus usuários satisfeitos e o caminho para atingir os objetivos em mobilidade da sua empresa.
[Crédito da Imagem: Aplicativos móveis – ShutterStock]
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