TI Corporativa

Ξ 1 comentário

Profissionais de TI e a sustentabilidade

publicado por Marcelo Dias Oliveira

Profissionais de TI e a sustentabilidadeSeria possível ações sustentáveis de um especialista em tecnologias?

Sim, claro! Explico por quê.

Primeiro entendo que é minha obrigação explanar o significado desta palavra: sustentabilidade, que virou um requisito essencial para vários negócios.

Poderia dizer que sustentabilidade trata-se de um conceito, até mesmo uma ideia, onde as ações operacionais, sendo elas diversas: correlacionam-se, interagem-se e iteram (isso mesmo iteram) de forma organizada os muitos aspectos dos diversificados setores do nosso sistema social. Acredito que uma frase chave para entender isso seria: evolução contínua com qualidade, porém, mantendo o equilíbrio dos custos empregados.

Agora como TI está envolvido? Bom disse que sustentabilidade envolve a relação dos setores, e TI nada mais é que uma área desse sistema social. Como negócio ou como meios de um negócio.
Diante dessa realidade, que não é mais nova, o “setor” de T.I está ofegante por profissionais que agregam um real valor aos produtos de uma Instituição. Desde que essas ações atendam os mais diversos segmentos do negócio com razoabilidade e eficácia.

Por sua vez, esses profissionais precisam buscar freneticamente a capacitação em pontos como: Maior Resiliência, Menor desperdício e Melhoria contínua.

  • Por adquirir resiliência aceitaremos as mudanças sem focar os impactos. Teremos como alvo os benefícios daquela mudança. Tendo essa capacidade de suporta impacto poderemos contribuir além das nossas expectativas.
  • Por evitar o desperdício, principalmente de tempo e dos custos de um desenvolvimento, evita-se o retrabalho e aumenta a dedicação em Inovação. Abrindo a porta para Melhoria contínua.
  • E com melhoria contínua, sem sombra de dúvida, estaremos fazendo o nosso melhor. Não simplesmente fazendo por que me pagam. Mas estaremos fazendo por um legado pessoal. Por um portfólio que mostre a senioridade da nossa marca.

Desse modo, não basta dizer que o uso da última solução tecnológica é por si só inovação. O profissional de TI sustentável tem em mente que uma melhor solução não é a mais cara, mas sim, a mais simples e que atenda as perspectivas do negócio.

Esse Sênior mostrará que está inovando com as melhores praticas aplicadas para aquele negócio. Fomentando o compromisso com o cliente por oferecer agilidade e segurança como partes de uma solução.

Tendo essa proposta, o profissional cria soluções personalizadas que atenderá uma grande variedade de necessidades. Especializando-se não em um segmento técnico, mas em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Portanto, sustentabilidade em TI é manter-se atento as oportunidades de melhoria com uma boa dose de maestria.

Forte abraço e sucesso para todos nós.

[Crédito da Imagem: Sustentabilidade – ShutterStock]

Autor

Formado em Sistema de Informação com Ênfase em Análise de sistemas e Processamento de Dados. Pós-graduado em Gestão estratégica de Negócios. Certificação Scrum Master. Conhecedor profundo de metodologias Ágeis como: Lean, Kanban, XP e processos para Startup. Além de possuir amplo conhecimento do PMI. Especialista em desenvolvimento Web e tendo profunda experiência com os principais Bancos de Dados do mercado.

Marcelo Dias Oliveira

Comentários

1 Comment

  • A capacidade de maximizar o trabalho que não precisou ser feito de forma simples utilizando processos ágeis, promove significativamente um ambiente sustentável no setor de TI.
    Parabéns pelo artigo Marcelo! Ótima definição do conceito Sustentabilidade!!!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes