Carreira

Ξ Deixe um comentário

Dicas para quem quer trabalhar com redes

publicado por Joana Marques

Dicas para quem quer trabalhar com redesNos últimos anos as empresas vêm se informatizando para aperfeiçoar processos e facilitar a vida dos funcionários, e com isso surge a necessidade da criação de redes de computadores, pois já que em grande parte dos casos as empresas acabam optando pela inserção de um servidor, tanto para a segurança da informação quanto para a melhor organização do ambiente corporativo. E para gerenciar todo esse processo de implementação de rede, as empresas vêem cada vez mais a necessidade de contratar especialistas nesse tipo de serviço.

Se você possui interesse em fazer parte desse processo sendo analista para trabalhar com redes, existem alguns passos a serem traçados para o desenvolvimento da profissão até a chegada no mercado de trabalho. Se você deseja prestar um serviço de qualidade e garantir boas oportunidades de emprego para tornar-se um profissional renomado, existem alguns passos importantes a seguir, são eles:

Cursos e Graduações: O primeiro passo para ser um profissional de qualquer área é a busca de conhecimento sobre o assunto, as faculdade de ciências da computação são um bom começo. Já que em muito dos casos as empresas exigem que seus funcionários sejam graduados, procure um curso próximo a você que te de suporte para aprender todos os processos de rede e demais informações sobre computadores, com isso você estará aprimorando conhecimento e também conhecendo outras áreas de computação que também podem te interessar.

Outra dica é enriquecer o seu conhecimento com palestras e cursos. Muitas empresas renomadas do meio tecnológico fornecem diplomas gratuitos para quem fizer as suas provas online (por exemplo, a Microsoft Certified Systems Engineer) e também workshops. Esses cursos além de aumentarem a sua gama de conhecimento servem como certificado de horas complementares para a sua graduação.

Procure por estágios: Enquanto você ainda estiver se especializando, a busca por estágios irá auxiliar com os custos do curso e ainda permitir que você tenha experiência de processos de rede de forma pratica, procure empresas que você tem interesse em um dia ser um funcionário efetivo e envie currículos para estágios, o bom desse tipo de contratação é que ele aumenta a chance de que ao final do curso você seja efetivado e passe a ser um funcionário CLT e com grandes chances de subir de cargos.

Esteja atualizado: Estar sempre atento as novas tecnologias e informações sobre o assunto através de blogs e portais voltados ao tema ( inclusive o próprio http://www.tiespecialistas.com.br/) é uma forma fácil de saber sobre os novos lançamentos e tendências. Essa é uma ótima forma de apresentar os produtos aos clientes e assim desenvolver estratégias de acordo com a necessidade de cada tipo de empresa.

Tenha cuidado: Uma dica importante é ser muito cuidadoso durante todo o processo de montagem das redes, não tenha pressa, assim você limita as chances de erros e garante um serviço de qualidade e sem riscos a nenhuma das áreas da empresa. Durante as manutenções fique atento a todos os passos que você dará, jamais faça qualquer tipo de alteração sem antes estar ciente de quais áreas serão afetadas pela mesma.

Seja comunicativo: Saber explicar para o cliente todo o processo de instalação da rede desde a montagem dos Racks para Servidor até os registros de IP e por fim a ativação da rede é algo muito importante. Isso trará credibilidade para a sua área e irá mostrar para o cliente que o investimento em um profissional de qualidade sempre vale à pena.

Enfim, ser um profissional de redes é algo trabalhoso, mas que traz também muitos benefícios, se você gosta e entende da área, esse é um mercado que está aquecido no Brasil e o numero de profissionais preparados é pequeno, portanto, as chances de você conseguir um bom emprego são grandes. Portanto, essa é a hora de se especializar e assim conseguir uma boa carreira dentro de uma ótima área do ramo da tecnologia.

Autor

Redatora especializada em conteúdo web. Escrever é minha vida, minha paixão e minha profissão. Escrevo para diversos segmentos, porém, tenho uma paixão especial por tecnologias. Escrevo para diversos blogs de diversos assuntos.

Joana Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes