TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Cinco dicas para arrecadar dinheiro com evento gratuito

publicado por Vinicius Aguiari

Cinco dicas para arrecadar dinheiro com evento gratuitoA organização de um evento gratuito não precisa ser sinônimo de contas no vermelho. Mesmo quando você promove um show aberto em um parque, uma aula experimental de yoga ou uma pequena feira sem cobrar nada por isso, é possível gerar receita ou, pelo menos, obter algum tipo de retorno.

Mesmo que o objetivo de seu evento seja apenas gerar exposição e reconhecimento de marca ou reunir um pequeno grupo de pessoas, existem estratégias capazes de gerar dinheiro, ampliar o tamanho de sua base de dados ou até diminuir seus custos.

A seguir, vamos explorar cinco dicas para você rentabilizar no seu evento gratuito. Acredite, algumas delas são tão simples que você irá se perguntar: como eu não pensei nisso antes?

  1. Serviços VIP
    Opções diferenciadas ou VIPs proporcionam uma sensação de exclusividade capaz de aumentar o envolvimento do participante (se ele pagou, provavelmente, irá comparecer).Em sua mais recente edição, o Social Media Week São Paulo 2014 ofereceu dois tipos de inscrições: gratuitas e pagas – com valor simbólico de R$ 10. No segundo caso, além de garantirem acesso à palestra mesmo se o auditório estivesse lotado, o participante não precisavaenfrentar filas.

    Com 90 palestras realizadas, 6.000 inscritos e taxa média de pagantes em torno de 10%, os organizadores foram capazes de arrecadar cerca de R$ 6.000,00 que até então não constavam no orçamento. Nada mal, não?

  2. Merchandising
    A venda de produtos é uma forma prática e direta para se gerar receita a partir de um evento gratuito. E considerando que os participantes não pagarão entrada, sobra mais dinheiro para levar um souvenir para casa, especialmente se tratando de  eventos temáticos .Caso seu evento seja gerenciado por plataformas online para eventos, como a Eventioz, é possível antecipar essas vendas, oferecendo os produtos online junto com a ficha de inscrição.

    Camisetas, bonés, artesanato, objetos de design e pôsteres são alguns exemplos de produtos que podem ser comercializados durante um evento, além de comida e bebida, é claro.

  3. Descontos em compras antecipadas
    As pessoas adoram fazer um bom negócio. Assim, se você pretende oferecer qualquer benefício ou produto durante o seu evento, elabore planos com descontos para estimular as vendas. Você pode vender online fichas para comida e bebida ou até pacotes de alimentação vantajosos com antecedência, por exemplo.Isso amplia o compromisso de presença, além de permitir realizar a projeção de demanda baseada em números reais. Ao mesmo tempo, para incentivar as compras, reforce a mensagem de que “quem compra antes, evita filas”.
  4. Corte os “furões”
    Eventos gratuitos sempre contam com um bom número de participantes “furões”, que se inscrevem, mas não comparecem. Neste caso, considere cobrar um valor simbólico para a inscrição – lembre-se do caso da Social Media Week São Paulo.Os preços baixos não diminuirão o número de inscritos, porém cortará fora os participantes não comprometidos. Desta forma, você será capaz de projetar seu evento para um número exato de pessoas, evitando desperdícios e reduzindo custos.
  5. Promova a sua marca
    Um evento gratuito pode ser a oportunidade ideal para sua marca ser divulgada para uma grande audiência, seja por meio da distribuição de brindes, promoção de sorteios ou experimentação de produtos.Você pode até mesmo oferecer as inscrições para um test-drive ou tickets para um sorteio a partir da plataforma online do seu evento. Desta forma, é possível antecipar a coleta dos dados dos participantes e descobrir quais deles estão interessados em determinados produtos ou serviços.

E lembre-se: ninguém conhece o seu público melhor do que você! Identifique quais dessas ações melhor se encaixam ao formato do seu evento, utilize-as para gerar mais buzz nas redes sociais, atrair mais pessoas para a próxima edição e promover ainda mais sua marca.

[Crédito da Imagem: Evento Gratuito – ShutterStock]

Autor

Vinicius Aguiari é City Marketing Manager da Eventioz, empresa que oferece solução para a gestão online de eventos. Jornalista, pós-graduado em gestão de negócios e marketing, já passou pela revista INFO (Abril), agência Ampfy, jornal Agora SP e Folha.com (Grupo Folha), sempre escrevendo sobre tecnologia e empreendedorismo.

Vinicius Aguiari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes