Gestão de Conhecimento

Ξ 2 comentários

6 maneiras de gerar novas ideias

publicado por Priscila Stuani

6 maneiras de gerar novas ideias“Precisamos pensar de forma diferente!”

“Isso precisa de algumas ideias novas!”

“Temos que ser mais criativo por aqui!”

Perguntas assim estão cada dia mais presentes em nosso dia-a-dia e diante de um complexo cenário, em constante mudança e desafios, as organizações percebem que constantemente, a inovação é fundamental para se manter à frente da concorrência.

É por isso que precisamosprocurar novas idéias que podem impulsionar a inovação, e é por isso também que a capacidade de pensar de forma diferente, gerar novas idéias e estimular a criatividade dentro de uma equipe torna-se uma habilidade importante.

Você precisa trabalhar ativamente na construção desse processo e cultivar essa habilidade, e isso pode ser feito.

Muitas vezes, porém, cometemos o erro de supor que as boas ideias simplesmente acontecem. Ou pior ainda, somos apanhados na armadilha da mente que a criatividade é uma aptidão; algumas pessoas têm, outros não.

Existe outra crença auto-destrutiva também: “Eu não sou inteligente o suficiente para ter boas idéias.”

Essas suposições raramente são verdadeiras.

Todos podem ter idéias radicais, você só precisa aprender a abrir sua mente e pensar de forma diferente.

E o intuito desse artigo é explicar como você pode fazer isso.

COMO GERAR NOVAS IDEIAS

As técnicas convencionais de geração de ideias concentra-se em combinar ou adaptar as ideias existentes.

Isto pode certamente gerar resultados. Mas o nosso foco está em nos equipar com ferramentas que ajudam a saltar para um plano totalmente diferente.

Estas abordagens ajudará a sua mente a criar novas conexões, pensar diferente e pensar em novas perspectivas.

Uma palavra de cautela: essas técnicas são extremamente eficazes, mas só terão sucesso se forem apoiados por rico conhecimento da área em que está trabalhando.

Isto significa que se você não está preparado com as informações adequadas sobre o assunto, é improvável que você venha com uma ótima idéia, mesmo usando as técnicas listadas aqui.

Aliás, estas técnicas podem ser aplicadas para estimular a criatividade em grupo e sessões de brainstorming também.

Todos nós podemos ficar presos em certos padrões de pensamento.

Quebrar esses padrões de pensamento pode ajudá-lo a obter a sua mente aberts e gerar novas idéias.

Existem várias técnicas que você pode usar para quebrar padrões de pensamentos estabelecidos:

DESAFIE PRESSUPOSTOS: Para cada situação, você tem um conjunto de pressupostos fundamentais. Desafiando estes pressupostos você terá novas opções sobre as possibilidades.

Vamos supor que você queira comprar uma casa, mas não pode, pois você não tem o dinheiro necessário para fazer um pré-pagamento do empréstimo. Desafie a suposição. Claro, você não tem dinheiro no banco, mas você não poderia vender alguns de seus outros ativos para levantar o dinheiro? Você poderia solicitar o seu FGTS? Você poderia trabalhar horas extras? De repente, a cena pode se tornar mais interessante.

REFORMULE PROBLEMAS: Afirmando o problema de forma diferente, muitas vezes leva a idéias diferentes. Para reformular o problema em questão, veja ele de diferentes ângulos.

“Por que precisamos de resolver o problema?”, “Qual é o obstáculo aqui?”, “O que vai acontecer se não resolver o problema?” Estas perguntas lhe dará novos insights. Você pode ter idéias novas para resolver o seu problema novo.

PENSE AO CONTRÁRIO: Se você acha que não pode pensar em nada novo, tente ver as coisas de cabeça para baixo.

Ou seja, ao invés de se concentrar em como você poderia resolver um problema / melhorar as operações / melhorar um produto, pense em como você pode criar o problema / piorar operações / degradar o produto.

CONECTE OS DESCONECTADOS: Algumas das melhores ideias parecem ocorrer apenas por acaso. Você vê alguma coisa ou escuta alguém, muitas vezes totalmente desconectados com a situação que você está tentando resolver, e pronto!

Por que isso acontece? O elemento aleatório fornece um novo estímulo e recebe nossas células cerebrais correndo. Você pode aproveitar esse conhecimento de forma consciente tentando conectar os desconectados.

Procure ativamente estímulos de lugares inesperados e, em seguida, veja se você pode usar esses estímulos para construir uma conexão com a sua situação. Algumas técnicas que você pode usar são:

MIND MAP: Coloque uma palavra-chave ou frase no meio da página. Escrever tudo aquilo que vem em sua mente na mesma folha. Veja se você pode fazer qualquer ligação entre os itens anotados.

IMAGEM: Pegue uma foto e pense em como você pode relacioná-la com a sua situação.

 A capacidade de gerar novas idéias é uma habilidade essencial de trabalho.

Você pode adquirir essa habilidade por meio de técnicas que forçam a sua mente a criar novas conexões, quebrar velhos padrões de pensamento e considerar novas perspectivas.

Estas estratégias contribui para a criação de uma atmosfera positiva que aumenta a criatividade.

Se você quiser conhecer mais dicas sobre Brainstorming, recomendo a leitura do meu artigo 7 maneiras de gerar ideias mais criativas.

[Crédito da Imagem: Ideia – ShutterStock]

 

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

2 Comments

  • Parabéns Priscila! Dicas muito úteis!
    Gostaria de aproveitar o assunto para indicar uma ferramenta de inovação bastante útil chamada TRIZ. Para entender a sua aplicação em negócios existe um livro chamado Innovatrix que pode servir como uma boa introdução assunto.
    Abraço a todos!

    • Olá Clovis!

      Obrigada pelo comentário e pela dica!

      Nós, profissionais criativos e curiosos por natureza, piramos quando alguém nos recomenda algum livro!! Rs!

      Abraços!!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes