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Yes, We CAMS – Cloud, Analytic, Mobile e Social

publicado por João Ricardo Martins Cezar

Yes, We CAMS - Cloud, Analytic, Mobile e SocialA internet criou uma proliferação de aplicações tecnológicas, tais como plataformas de código aberto que pode ser usado para várias estratégias de negócios. Com isso, soluções de negócios inovadoras se tornaram disponíveis. A integração de várias plataformas para aplicações de negócios permitiu o surgimento e a consolidação do CAMS.

Este novo paradigma emergente (CAMS) é um modelo de negócio baseado em interação, a busca de melhoria de processos e produtividade nos negócios, hoje é uma realidade através do maior envolvimento e participação das pessoas (clientes, colaboradores e parceiros) trazendo novas experiências e oportunidades de negócios mais rentáveis.

O que é?

A CAMS utiliza pilares inovadores:  Cloud (Nuvem), Analytic, Mobile e Social. A combinação desses quatro fatores implementa um novo nível de organização, colaborativa e produtiva com capacidade de gerir os desafios de negócios futuros.

O compartilhamento social aumenta a visibilidade do negócio nas redes sociais através de uma rápida troca de produtos e serviços empresariais. O marketing social também aumenta o conhecimento colaborativo para o negócio, onde a visão, marcas, ideais e ações interagem com potenciais novos clientes e fideliza a carteira atual. Cria ainda oportunidades de compartilhar opiniões e insights sobre como melhorar produtos e serviços, tirar dúvidas e melhorar atendimentos.

A tecnologia móvel reforça a capacidade de negócios ao se conectar melhor e continuamente com os clientes, criando um canal próximo e eficiente.

O Analytics permite melhorar o entendimento da cadeia de valor do negócio e reforça a  capacidade de implementar novas experiências e novas iniciativas no cliente. É possível extrair informações valiosas que podem aumentar o envolvimento do cliente com a marca, produtos ou serviços. As informações podem significar uma orientação valiosa nas decisões estratégicas.

A computação em nuvem é uma força motriz valiosa que oferece às empresas uma forma rentável de construção, de flexibilidade e agilidade da empresa para melhores resultados produtivos. A tecnologia de nuvem ajuda a criar um rentável ambiente para as organizações, capacitando as empresas para reduzir custos de infraestrutura, aplicações e serviços.

Criar o próprio modelo de negócio CAMS pode ser um grande desafio. Para a maioria das organizações, o processo é complexo. Na verdade, a construção de um modelo de negócio CAMS pode ser assustador, por causa da dinâmica de negócios em constante mudança. Assim é importante considerar:

  • Objetivos e recursos da empresa.
  • Iniciativas realistas para impulsionar estratégias de negócios
  • Benefícios que podem ser obtidos a partir de cada iniciativa.
  • Parcerias estratégicas que ajude a implementar e gerenciar estas iniciativas.

Construindo o negócio como plataforma

A maioria das empresas cria canais onde apresentam seus negócios, e oferecem aos seus clientes produtos e serviços. Em um modelo de negócio CAMS, em vez de oferecer seus produtos e serviços para outras pessoas avaliarem, acontece o efeito inverso, as pessoas identificam na empresa o valor e experiência para uso e consumo dos produtos e serviços e buscam naturalmente a aproximação e atendimento.

Transação & Interação

Modelos de negócios atuais estão focados em transações. O modelo CAMS visa complementar a abordagem somente focada em transação, implementando interação, trazendo mais relevância e destaque para o envolvimento com o cliente. Uma questão importante é perceber como a empresa se ​​conecta com as pessoas (clientes, colaboradores e parceiros), entender o que pensam, sentem, e poderiam agregar as diversas inciativas e oportunidades. Isso torna o negócio mais centrado nas pessoas e não somente nos processos. Permite construir um relacionamento mais pessoal e próximo, em vez de meras transações formais. Interagir pessoas é a essência de aplicações corporativas modernas, como as mídias, redes e portais sociais.

Personalizando e envolvendo o cliente

No modelo tradicional, personalizar o negócio de acordo com as necessidades dos clientes pode ser uma estratégia de marketing bastante custosa. No entanto, o modelo CAMS otimiza objetivos e iniciativas, reduzindo custos  para integrar e envolver o cliente, personalizando o negócio. Esta aproximação permite a empresa utilizar insights diferenciados, que são informações vitais para desenvolver uma melhor visão sobre clientes, produtos, oportunidades e iniciativas.

[Crédito da imagem: CAMS – ShutterStock]

Autor

João Ricardo Martins Cezar - profissional de TI com mais de 20 anos de experiência em projetos de Gestão Empresarial, de diversos portes e complexidade, formado em Economia e especializado em Processos Empresariais, colabora com artigos para este site, diretor na EBS IT Software, desenvolve projetos de Social Business e Redes Sociais Corporativas, ainda dentro das expertises e alianças projetos de Gestão Empresarial (ERP) e Gestão de Recursos Humanos (RH).

João Ricardo Martins Cezar

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