Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Câmeras inteligentes são nova arma para prevenir desvios de carga

publicado por Leandro Biava

Câmeras inteligentes são nova arma para prevenir desvios de cargaQuando se fala em Custo Brasil, o roubo de carga está entre os principais alavancadores. Não só diretamente com a perda de mercadorias, como pelo aumento de investimentos com segurança e os custos com seguros. Esse tipo de crime é tão impactante no crescimento da indústria que há uma Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas no Congresso Nacional para identificar soluções e reduzir os crescentes índices de ocorrências.

O ano de 2013 teve um número recorde de roubo de cargas no Estado de São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram quase oito mil casos, o maior patamar desde 2006, quando foram registradas pouco mais de seis mil ocorrências. Tudo indica que um novo recorde se aproxima. Apenas no primeiro trimestre desse ano, já foram 4.300 casos, 8% a mais que o mesmo período do ano passado.

O problema não é exclusivo do Brasil. Diversas organizações no mundo reportam as mesmas alarmantes estatísticas e estudam melhores ferramentas de prevenção. Um dos novos recursos utilizados pela indústria para minimizar perdas é a integração dos métodos atuais de rastreamento com recursos inteligentes de vídeo, criando um sistema único de controle.
Hoje em dia, qualquer sistema de gerenciamento de armazéns (WMS) ou de gestão de empresas (ERP) faz rastreamento de mercadorias, qualquer telemática ou sistema de gestão de frota controla a localização de veículos. No entanto, não podem revelar com exatidão as condições da carga.

Essa possibilidade só seria real a partir da combinação dessas ferramentas com câmeras inteligentes capazes de gerar imagens de alta resolução em qualquer condição de luz e temperatura e que tenham inteligência para detectar e alertar sobre atividades indesejadas em todas as fases da cadeia logística – dos armazéns a vans de delivery.

A vantagem seria não só poder visualizar em tempo real o fluxo logístico, como ser capaz de aproximar a imagem em determinados produtos e verificar seu estado, quem os está manipulando e em que local em questão de segundos. Além de ser facilmente escalável.

É evidente que videomonitoramento e rastreamento isoladamente não são capazes de solucionar todos os ataques contra a cadeia logística, especialmente os de quadrilhas do crime organizado. Mas as empresas que já se beneficiam do recurso visual apontam economia de tempo em detecção e investigação de incidentes, o que aumenta as chances de recuperação de carga desviada. E, por isso, tem se tornado o principal recurso tecnológico da indústria para minimizar suas perdas enquanto governos discutem como combater a criminalidade.

[Crédito da Imagem: Câmeras Inteligentes – ShutterStock]

Autor

Leandro Biava é country manager da Axis Communications no Brasil.

Leandro Biava

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes