BI

Ξ Deixe um comentário

7 dicas de BI essenciais para a atração e manutenção de consumidores

publicado por Jorge Utimi

7 dicas de BI essenciais para a atração e manutenção de consumidoresO mundo globalizado em que qualquer pessoa tem acesso a uma infinidade de informações na palma da mão torna a competição no mercado varejista cada vez mais intensa. O melhor preço não é mais a principal vantagem da qual as empresas do setor dependem para manter os antigos e conquistar novos clientes. É muito mais do que isso. Uma gestão bem sucedida baseia-se em outros fatores fundamentais como a antecipação de cenários e o planejamento estratégico.

Nessa disputa de um bom posicionamento no mercado, soluções de Business Intelligence (BI) são ótimas aliadas para a atração do público-alvo, conhecendo o comportamento, o estilo, a região onde reside e como atingí-lo. E se o consumidor é quem tem a voz e quem manda no mercado por meio do poder concedido a eles pelas redes de relacionamento, satisfazê-lo com um atendimento impecável é o melhor negócio.

Para que sejam tomadas decisões assertivas, os varejistas contam com o BI para o monitoramento e análise de dados, a definição de estratégias e até a mudança de condutas nos processos produtivos e administrativos. Assim, as informações geradas além de aperfeiçoar processos internos como controles de desempenho e planejamento de marketing (produto preço, praça e promoção), também ajudam no desenvolvimento de ações em prol da fidelização dos consumidores.

A seguir, 7 dicas essenciais de como o BI pode ajudar na atração e manutenção de consumidores assim como o fortalecimento do mercado varejista.

  • Histórico de consumo – As ferramentas de BI podem ajudar a entender o comportamento do consumidor e assim auxiliar no planejamento e execução de ações de marketing e promoções voltadas para o público-alvo a ser atingido.
  • Localização de produtos – Com os indicadores ou gráficos gerados pela solução de BI pode-se determinar a melhor maneira de estocar e exibir os produtos nas gôndolas de acordo com a região e o público visado.
  • Tempo real – A habilidade em gerar informações sobre as vendas quase em tempo real pode ajudar na busca de um maior envolvimento por parte dos clientes e também na construção de uma relação de lealdade com os consumidores.
  • Redução de custos – Com as informações disponibilizadas de maneira clara e precisa, os gestores podem ter uma visão geral do negócio e assim identificar possíveis falhas em processos operacionais e custos desnecessários.
  • Aumento rentabilidade – Aumentar a rentabilidade com o controle e visibilidade maior sobre os dados financeiros é outro benefício fornecido pelo cruzamento de dados da ferramenta.
  • Prevenção de crises – Perceber um potencial de crise antes de acontecer é a única maneira de destruí-la. Dados cruzados que indicam mudança no mercado, movimentação de consumidores, aumento de concorrência e outros aspectos alarmantes podem ser visualizados a tempo de eliminar surpresas aos gestores.
  • Antecipação de cenários – De maneira geral, as soluções de BI fornecem respostas para perguntas que ainda não foram feitas e assim auxiliam na antecipação de cenários, o que pode ser o diferencial competitivo que o gestor precisa para alavancar os negócios e garantir o crescimento gradativo da empresa.

[Crédito da Imagem: Business Intelligence – ShutterStock]

Autor

Jorge Utimi, presidente da Inteligência de Negócios

Jorge Utimi

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes