Marketing & Tecnologia

Ξ 1 comentário

Landing Page – Aterrissando no lugar certo – Parte 1

publicado por Thiago Neves

Landing Page - Aterrissando no lugar certo - Parte 1Dobrando as conversões, gerando leads. 

Nesse primeiro artigo vamos falar de forma macro sobre a landing page.

O que é isso?

É a “página de aterrissagem” ou “página de destino”, criada estrategicamente para uma campanha ou projeto e tem como objetivo atender ao máximo as expectativas de quem a visita. Ela se diferencia de uma página comum por trazer um conteúdo diferenciado e completo, porém, voltado para um objetivo único: Gerar Lead.
O conteúdo contido nessas páginas é totalmente planejado para seduzir, persuadir e informar o público-alvo.

Veja abaixo seus principais benefícios:

  • Aumentam a conversão de um produto ou isca digital (falaremos melhor no próximo artigo);
  • Evita distrações do usuário e incentiva uma ação (ex: cadastrar e-mail, efetuar compra);
  • Mantém o fluxo de informações entre fontes de tráfego como anúncios e o produto.

Comum X Estratégico

É normal acharmos que uma maior quantidade de produtos é boa referência de uma loja. Na grande maioria das vezes, quando você for montar uma Landing Page, tenha apenas um objetivo. Quanto mais elementos você colocar nela, mais opções você dará aos usuários. Logo, eles se tornam mais confusos e acabam não tomando decisão nenhuma.

Comum: Imaginando uma loja virtual aonde o usuário veio através de uma busca orgânica, um link patrocinado ou de uma rede social e, ao clicar no link, ele encontra o produto desejado e ao seu redor mais 12 produtos com semelhança. Muito provavelmente ele fará outra busca dentro da loja virtual, ou do site, atrás de um produto semelhante que tenha o preço inferior. Caso ele não encontre, existirão duas opções: Comprar o produto que encontrou ou voltar à etapa inicial de busca.

No marketing é levado com grande consideração o desejo de um cliente em obter um produto ou serviço. Se este desejo for bem direcionado cria grande probabilidade de geração de negócios.

Estratégico: Se um usuário inclinado ao consumo encontra uma página específica, com poucas opções de navegação, sua atenção se volta apenas para o produto encontrado. Em seu subconsciente, aquele produto apresentado é o único referenciado em sua página. Essa técnica também corre o risco de ter abandono por parte do internauta, mas para que a venda não seja totalmente perdida é necessário gerar lead.

A fim de garantir a geração desse contato, oferecemos uma isca através de um formulário. Exemplo de Isca:

Modelo de Langing Page

O mais importante: ela precisa ter um bom “call to action”, ou seja, uma chamada para o visitante finalizar o processo. Expressões como “Compre já” ou “Cadastre-se agora” cumprem este papel.

Landing Page é um Hotsite?

Landing Pages costumam ser páginas isoladas com o objetivo de passar a mensagem mais importante sobre um produto ou serviço oferecido. Geralmente, encontram-se no mesmo domínio do site principal e é comum que direcionem os clientes a esse site. Hotsites costumam serem domínios independentes, focados em um produto, sem necessariamente direcionarem clientes para o site principal.

Simples e Funcional

A landing page deve corresponder exatamente às expectativas de quem chegou até ela e convencer o cliente a efetuar a ação pretendida – seja comprar um produto ou fazer um cadastro, por exemplo – com a menor quantidade possível de cliques.

Capriche também nas imagens e, se possível, use vídeos. Há pesquisas que indicam que vídeos podem aumentar em até 80% a taxa de conversão de uma página.

Agora que você sabe por que é importante ter uma landing page, que tal fazer um teste e criar a sua? Existem diversas ferramentas que te ajudam a criar a sua própria.

Quer mais dicas para montar a sua? Então escreva nos comentários, ou você acha que eu também não gosto de gerar leads?

Até o próximo artigo.

[Crédito da imagem: Landing Page – ShutterStock]

Autor

Desde 1999 eu trabalho com projetos de mídia interativa. Com experiência em comunicação integrada e desenvolvimento de produtos digitais, planejamento estratégico, marketing digital, gerenciamento e desenvolvimento front-end, e-commerce e sistemas nas mais diversas tecnologias e integração de sistemas e tecnologia mobile.

Thiago Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes