Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como escolher o seu chefe?

publicado por Alberto Parada

Como escolher o seu chefe?Pode parecer estranho e talvez até um pouco maluco dizer para você escolher o seu chefe, afinal, quem normalmente procura emprego é o funcionário, então, como, escolher o seu próximo chefe?

Quem você gostaria que fosse seu chefe? Um sujeito que soubesse mais do que você e pudesse te orientar nas tarefas diárias, ou apenas um ditador que desse ordens e cobrasse resultados?

Precisaria necessariamente ser mais velho e com larga experiência profissional, ou você não se importaria em ter como chefe um garoto recheado de títulos sem experiência ou filho do dono da empresa?

Se nas rodas de conversa parece consenso que para ser um bom chefe é fundamental ser conhecedor do assunto, como aceitar ordens de alguém que nunca fez e, em muitos casos, não tem a menor noção de como se faz?

A frase comum no mercado que um grande profissional tem boa chance de se tornar um gerente medíocre é recorrente; um bom exemplo é o vôlei, tanto o Bernardinho, quanto o José Roberto Guimarães não foram jogadores fantásticos, porém, tornaram-se treinadores fora de série. Para isso, ambos conhecem muito bem do assunto que estão gerenciando e possuem visão estratégica, requisito nem sempre encontrado em todos os bons jogadores.

Imagine como seria colocar alguém que o mais próximo que chegou de uma quadra de vôlei foi da arquibancada para treinar a seleção? Certamente, um desastre, mesmo que esse técnico esteja cercado de auxiliares competentes e experientes a possibilidade de cometer erros por falta de conhecimento é inevitável.

No mundo corporativo, como em todas as outras áreas, esporte, política, ou qualquer outra, uma boa gestão é um diferencial, ter líderes com experiência e maturidade para orientar seus times e os rumos das organizações é com certeza a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Para quem não acredita e acha que a possibilidade de um líder ter apenas uma boa retórica seja capaz de fazer a diferença, deve experimentar integrar um time liderado por alguém que conhece muito menos que você e, nesse caso, responda: quanto tempo conseguirá se manter motivado?

O fato é que a escolha de um chefe é tão ou mais importante que a formação de uma boa equipe, porque um bom chefe é capaz de transformar um grupo que não seja brilhante em disciplinados e vencedores, da mesma maneira que um péssimo líder é capaz de destruir não só uma corporação, mas até uma nação inteira.

E agora, já sabe que tipo de chefe você quer que o lidere no seu próximo desafio profissional?

[Crédito da Imagem: Chefe – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes