TI Corporativa

Ξ 2 comentários

Será uma estratégia que vale a pena ser seguida?

publicado por Danilo Marcus

Será uma estratégia que vale a pena ser seguida?O mundo de tecnologia tem se mostrado adaptativo e confrontador, principalmente quando ao se tratar de grandes empresas como Google, Microsoft, Yahoo, Facebook e outras de mesmo ramo. Novas políticas tem se estabelecido como o BYOD, a liberdade no uso dos uniformes. Parece que as empresas perceberam que não é a beleza exterior do funcionário que vale e sim o quanto um funcionário satisfeito pode produzir. Não obstante, percebe-se que para permanecer forte tanto interno quando externamente é preciso abraçar uma política desafiadora de inovação e quebra de paradigmas.

Ao analisar algumas empresas como Microsoft e Google percebe-se que o seu perfil de trabalho são parecidos de alguma maneira, pelo menos em algumas estratégias. As primeiras comparações que podem ser feitas são: Segundo o portal OlharDigital, o Windows e o Android são os sistemas mais usados no mundo, e o mais intrigante é que são plataformas diferentes, mas a liberdade que o sistema oferece parece agradar a maioria. O que fez a Microsoft com o Windows ou o Google com o Android para adquirir tal mercado? Juntamente com essas comparações tem-se a seguinte analogia, ambas as empresas têm feito aquisições durante os anos e algumas foram extremamente notórias como a aquisição da Nokia (divisão de celulares) e o skype pela Microsoft. Pode-se lembrar, inclusive, que a compra do Skype foi praticamente a salvação para o sistema de troca de mensagem MSN que estava entrando em pleno desuso conforme disse a INFO. Estima-se que grande parte desses usuários passou a usar o Facebook devido à disponibilização de mais funcionalidades e um perfil totalmente diferenciado e customizável. E mais um golpe de marketing e inovação foi desferido quando o facebook adquiriu o whatsapp, sem falar da recente aquisição na compra da empresa Oculus VR, que atua no segmento de realidade virtual. Decerto que estas aquisições não são aleatórias e sim um perspicaz ato de eliminar concorrência e abrir caminho para o novo.

O Google também está atento quando o assunto é melhoria e aquisições. Ao perceberem que o seu sistema de vídeos estava perdendo espaço frente à concorrência, não pensou muito para adquirir o Youtube. Isso sem falar na AOL, DoubleClick e claro, a Motorola Mobility segundo um infográfico feito pelo portal Tecmundo. Esse último, ocorrido em 2011 foi feito com uma previsão de aquecer o mercado de aparelhos com o seu sistema operacional Android, o que de fato parece ter funcionado.

De acordo o site http://g1.globo.com no ano de 2007, a Microsoft possivelmente tentou comprar o Yahoo e com base em dados do portal OlharDigital, ela teria feito uma nova oferta em 2011. Durante esse período o Yahoo, que outrora possuía forte liderança no mercado de TI, estava mergulhado em uma fase difícil e de sucessivas quedas. Entretanto, foi com a entrada de Marissa Mayer, atual presidente e diretora executiva, que a situação da empresa começou a melhorar. E por quê? Parece que o Yahoo aderiu a prática de aquisições oportunas que tem levado essas empresas a investirem bilhões na compra de startups.

Inúmeras publicações de artigos sobre TI e revistas como a INFO tem abordados assuntos como dicas para criação de startups, ideias que se tornam um viral na Internet e explodem no Youtube. Sites como o Endeavor incentivam o empreendedorismo e auxiliam pessoas que desejam criar e proporcionar melhorias. A criação de novas tecnologias e toda essa evolução está se tornando o alvo das empresas iniciantes e consequentemente as empresas de grande porte parecem estar focadas em comprar aquelas. Observe a Samsung com a ideia do smartwatch, que apesar da promessa, talvez ainda não seja uma revolução, e tem também os óculos do Google com um futuro promissor. O Yahoo após tantos anos despencando, parece agora reerguer-se e buscar também uma fatia desse mercado através da compra de startups, que conforme matéria da revista INFO, são muitas dentre as quais pode-se destacar o Tumblr e o Summly.

É fácil perceber que tudo está mudando, as pessoas, as empresas e suas necessidades. Não se busca mais o profissional adequado, mas o excelente, o surpreendente, o que vai além. Não basta apenas ter um produto, é preciso convencer o usuário que ele precisa daquilo e como disse Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela”. Por que a compra de startups? Pode-se dizer que a escolha é baseada em pesquisa de mercado e histórico. Muita gente já usava o Tumblr antes do Yahoo adquiri-lo, por tanto agora são usuários de ferramentas do Yahoo, o que faz crescer o seu nome, que outrora estava apagado da mídia. Quando a Microsoft fechou o negócio com o Skype, este já havia inúmeros usuários em todo o mundo, em praticamente todas as plataformas, o que agora poderá dizer que estão usando uma ferramenta da Microsoft. O nome do serviço se liga à empresa e fortalece o marketing e sua imagem perante todos os seus usuários e concorrentes. Enfim, as cartas estão na mesa, a concorrência está acirrada e as empresas estão avançando e utilizando várias estratégias para obter vantagem competitiva. Quem sai na frente alcança mais.

[Crédito da Imagem: Estratégia – ShutterStock]

Autor

Atua como Monitor Presencial de Curso Superior da UMESP. Professor de TI em Curso Técnico de Computação. Web Developer com PHP e MySQL. Apaixonado por Tecnologia. Pesquisador e Estudante. Formado em SI, pós-graduado em Redes de Comunicação e mestrando em Engenharia Elétrica.

Danilo Marcus

Comentários

2 Comments

  • Parabéns pelo artigo Danilo. Uma avaliação coerente das estratégias atuais no segmento de TI. Abraço.

    • Muito Obrigado!!!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes