Carreira

Ξ Deixe um comentário

Nunca é tarde para recomeçar

publicado por Alberto Parada

Nunca é tarde para recomeçarSonhar e planejar o futuro é muito melhor do que simplesmente seguir a música do sambista e apenas deixar a vida nos levar. Porém, por mais que seja planejada, a vida é diferente de uma equação matemática pois não tem resultados absolutamente previsíveis. Alguns chamam de carma mas, na verdade, é preciso ter muita calma para suportar os reveses que levamos.

Recomeçar é a única alternativa. O problema é como dar o primeiro passo. Se for no âmbito pessoal, o tempo ajudará a amenizar as mágoas e a dor da perda; se for no profissional, é preciso de ajuda para planejar a melhor estratégia.

Independentemente da idade, a primeira tentativa é buscar uma recolocação semelhante à última posição. Mas nem sempre isso é possível, dependendo do tempo que ficou afastado do mercado a desatualização pode ser um obstáculo intransponível.

Para os mais jovens que não tiveram ainda grandes tombos, apenas descobriram que a graduação que escolheram não é o que queriam, o tempo está a seu favor. Faça um novo planejamento, pesquise cuidadosamente para não errar de novo e mãos à obra.

Quanto aos mais velhos, o sentimento de frustração leva-os a acreditar que não vale nada o que eles aprenderam durante a vida inteira. Então resolvem pesquisar as carreiras mais procuradas e bem remuneradas e iludem-se investindo seus últimos recursos em cursos de especialização com a esperança de rápida recolocação.

A lógica nessa situação é simples e perversa: entre um jovem recém-formado, que quer fazer carreira e qualquer salário o satisfaz, e uma pessoa madura que está tentando recomeçar e que o salário mal pagará suas contas, quem você acha que será contratado?

O planejamento nesse caso é a melhor solução. Agregar o conhecimento profissional e de vida a uma atualização acadêmica e utilizar a rede de relacionamento para ajudar a potencializar as possibilidades de recolocação é, sem dúvida, a melhor opção.

Para quem vai recomeçar é bom se familiarizar a algumas novidades. Atualmente é mais comum encontrar profissionais mais experientes contratados como consultores (empresa própria) do que no modelo de contratação CLT (que possui muitos encargos). Isso não quer dizer que a remuneração ou sua importância seja menor. Muitas empresas optam por esse modelo de contratação para garantir a permanência desse tipo de profissional em seus quadros sem desembolsar altos valores com encargos.

É muito importante entender, para quem está começando, e mais ainda para quem vai recomeçar, que o mercado de trabalho tem algumas regras e, claro que como toda regra há exceções. Porém, na grande maioria das vezes o tripé idade, conhecimento acadêmico e experiência profissional define qual posição no organograma você irá ocupar. Assim uma pessoa mais experiente terá dificuldades em recomeçar como trainee, da mesma forma que o recém-formado, sem experiência profissional, terá dificuldades em conseguir uma colocação nas posições mais elevadas.

[Crédito da Imagem: ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes