Mercado

Ξ Deixe um comentário

2014: O ano da tecnologia

publicado por Ramiro Martini

2014: O ano da tecnologiaApenas metade de 2014 se passou e já é inegável o crescimento que o mercado de tecnologia sofreu neste ano – especialmente nos setores de computadores, tablets e smartphones: as vendas mundiais de PCs, tablets, telefones celulares e outros dispositivos móveis chegarão a 2,4 bilhões de unidades em 2014, de acordo com um relatório da empresa Gartner (veja o relatório em inglês).Isso representa um crescimento de 4,22% em relação ao ano passado.

Nesse ano, foi possível identificar duas alterações significativas no fluxo mercadológico do setor: a retração do mercado de tablets e uma recuperação do mercado de PCs. Segundo o relatório, 308 milhões decomputadores pessoais serão vendidos até o final de 2014, com um crescimento no segmento chamado “ultra-móvel” (laptops de última geração). Essa recuperação também é alavancada pela substituição de computadores com Windows XP por modelos mais novos por parte das empresas e o ciclo de renovação do parque de máquinas nas companhias. A estimativa é que, depois de terem apresentado uma queda de 9,5% em 2013, os equipamentos tradicionais recuem apenas 2,9% em 2014. Enquanto isso, a Gartner projeta um volume de 256 milhões de tablets vendidos esse ano, 24% a mais que no ano passado – números que mostram uma desaceleração do setor, uma vez que o crescimento em 2013 com relação a 2012 foi de quase o dobro do que deve ocorrer em 2014.

Já as projeções para 2015 apontam para uma virada de panorama. O relatório apresentado pela Gartner afirma que, no próximo ano, as vendas globais de tablets vão superar as de computadores pessoais, chegando a 320 milhões de unidades contra 316 milhões dos PCs. Ainda assim, os híbridos entre tablet e notebook, apesar de terem um custo um pouco mais elevado, indicam que há uma tendência de unificar as áreas e otimizar o investimento.

Além dos PCs e tablets, os celulares também têm recorrente presença nas sacolas de compra em 2014. A projeção da Gartner é de que as vendas cheguem a 1,9 bilhão de unidades até o final do ano, marcando um crescimento de 3,1% em relação ao ano passado, com os smartphones se mantendo como os mais vendidos do mercado e representando 66% das vendas de celulares. A expectativa é que os aparelhos que trabalham com o sistema operacional Android, do Google, representem cerca da metade das vendas totais, com quase um bilhão de unidades comercializadas, enquanto os dispositivos que rodam o sistema Windows, da Microsoft, fiquem nas 333 milhões de unidades e os aparelhos com iOS, da Apple, totalizem 271 milhões.

[Crédito da Imagem: Tecnologia – ShutterStock]

Autor

Ramiro Guerra Martini é gaúcho, empresário e presidente do Grupo Cinco TI. Sempre acreditou em um novo modelo de se fazer negócios, com satisfação, transparência e alegria. Sonhador nato.

Ramiro Martini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes