Carreira

Ξ Deixe um comentário

Cuidado com o que sonha

publicado por Alberto Parada

Cuidado com o que sonhaDiversos autores dizem que: “Sonhar é viver. Quem não tem mais sonhos já morreu e não sabe”.

Normalmente, quando sonhamos e desejamos alguma coisa, não fazemos de maneira detalhada: queremos uma boa casa, um carro luxuoso, uma bela esposa, filhos educados e um bom emprego. Com muita dedicação, não é raro conseguimos alcançar nossos sonhos, porém, diferente do que acreditávamos, sua realização não é exatamente da maneira com que desejamos. Por que?

O principal motivo é não detalharmos o que queríamos. Por exemplo, quando desejamos uma casa bonita, não imaginamos detalhes desta casa, não é difícil construímos ou compramos em um lugar de difícil acesso ou termos vizinhos pouco amigáveis transformando o que era bom em um pesadelo.

Com a nossa carreira não é diferente. Quantos, em início de carreira, sonharam em ser importantes executivos e, de preferência, em uma multinacional? Como não houve planejamento nem detalhamento do que se desejou, um dia você acorda e se depara administrando uma fábrica de reciclagem de papel higiênico usado no interior de um país subdesenvolvido. O sonho de ser um executivo em uma multinacional foi alcançado, mas será que era nessas condições? Dificilmente!

Uma consequência comum é esquecer que o tamanho do seu sonho leva com ele problemas tão grandes quanto. Quando andamos com um carro simples suas despesas são do tamanho da sua simplicidade. Porém, quando realizamos o desejo e saímos da concessionária com o modelo sonhado, arrastamos uma série de problemas que não gostaríamos de ter: impostos mais altos, seguro mais caro e, o pior, a exposição para os ladrões que um carro luxuoso traz.

A reflexão não é para abandonarmos os nossos sonhos nem diminuir seu tamanho. Pelo contrário, é para aprendermos a sonhar e planejar sua realização com os pés bem plantados no chão e, no momento de sua realização, podermos desfrutar ao máximo sua conquista.

O ideal é exercitar o planejamento desde os primeiros passos dos nossos filhos. Quanto mais cedo criamos bons hábitos, mais rapidamente eles se tornam parte das nossas vidas e, com o tempo, será natural (e não um sacrifício) fazê-los.

O sonho com a profissão tem início na infância, quando nos perguntam: “o que você quer ser quando crescer? ”. E as respostas mudam conforme a época. A mais comum, ainda mais em época de copa do mundo, é:  jogador de futebol.

Essas vontades mudam muito com o tempo. Até que perto da fase adulta os jovens se vêem obrigados a decidir o que terão que fazer pelo resto da vida. Ajude-os a criar uma lista com uma série de profissões e empresas que eles acreditam ser interessantes e oriente-os a contatar pessoas nas empresas e identificar se as atividades e os problemas que essas pessoas vivem é o que eles desejam viver um dia.

Aprenda desde cedo: Mais importante do que sonhar, é realizar! Saiba que grande quantidade dos nossos sonhos, por mais planejados e pensados que sejam, tem grande chance de não dar certo. Mesmo assim saiba que o gosto bom por tentar é muito melhor do que o amargo da frustração de ter apenas sonhado.

[Crédito da Imagem: Sonhar – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes