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O que os Profissionais de Internet precisam saber

publicado por Mateus Rosa

O que os Profissionais de Internet precisam saberNa última quinta-feira, 08/05 em Porto Alegre, estive participando junto com a profissional de Marketing Aline Roque no 16º Encontro Locaweb para Profissionais de Internet.

Em outro artigo havia comentado sobre a importância do Marketing e TI se unirem cada vez mais, e neste evento tive a oportunidade de confirmar este pensamento. Havia uma grande mescla de profissionais de marketing, comunicação, programação e diretores. Todos estavam lá para ouvir dos especialistas o que está acontecendo no mercado, o que vem por aí, e como estar à frente para ter sucesso nas estratégias digitais.

O encontro contava com duas salas, uma voltada aos programadores com palestras bem práticas e outra, voltada para os profissionais de marketing, digital e negócios. É nesse auditório as palestras foram selecionadas e mediadas por Martha Gabriel, que é uma das profissionais mais renomadas da área de Marketing Digital na atualidade.

Vou compartilhar um pouco sobre o que cada profissional apresentou, mas, em geral, o recado dado foi que o foco das estratégias de marketing deve estar muito mais concentrado na experiência do usuário/cliente do que no que queremos comunicar, é preciso explorar as ferramentas de tecnologia, afinal elas estão disponíveis para isso.

Outro item fundamental é que hoje todos estão conectados e as mídias devem se relacionar, mas cada uma focando em uma experiência singular (crossmedia).

Além disso, o mobile está crescendo em uma velocidade exponencial. Hoje não podemos planejar uma ação digital sem pensar na experiência mobile. Lembre-se o Design hoje deve ser responsivo.

O que foi apresentado nas palestras:

Marcelo Trípoli, da Sapient Nitro, apresentou cases de ações que levaram a UX (user experience) ao extremo. Ele enfatizou que se contar uma história (storytelling) marca mais do que vender uma ideia, promover uma experiência (storyscaping), sem sombra de dúvidas, entra na mente e na memória do cliente.

Gustavo Caetano da Samba Tech, compartilhou sua trajetória de empreendedorismo no mundo dos Startups que o levou ao sucesso, na palestra Inove ou Morra Tentando. A mensagem que ficou foi que muitas empresas ou startups fracassam, porque tem ideias geniais para resolver problemas que – não existem. Ele enfatizou que antes de tentar inventar a roda, inovar é estar atento em como melhorar algo. Ou seja, você pode criar algo novo em cima de algo que já existe. O propósito da inovação pode ser melhorar a vida de pessoas, arrumar algo que está errado ou prevenir que algo bom desapareça. Tendo um propósito claro, você será capaz de compreender um problema para aí sim pensar em uma solução que resolva de um jeito diferente e que “cause uma melhor experiência para o seu cliente”. Isso já será meio caminho rumo ao sucesso.

Ediney Souza (o Interney) focou na importância do conteúdo relevante para se gerar conversão. Quem visita sua página, fanpage, etc, não está querendo ver propaganda sobre você. Antes de tudo essa pessoa quer algo que resolva o problema dela ou que proporcione prazer. Pensando nisso, sua chance de ser mais relevante será maior.

O empresário César Paz, da AG2, também bateu na tecla da experiência, mostrando cases de integração entre o ambiente digital e a vida real.

Gabriel Casara, do Grupo RBS, nos trouxe um pouco da preocupação que a mídia tradicional tem em relação ao digital e que a chave para superar isso é transformando esse desafio em oportunidade de crescimento.

Victor Popper, da All In, falou sobre o e-mail marketing da atualidade. Ele tem papel importantíssimo na conversão, desde que corretamente utilizado.

O Doutor em Comunicação Dado Schneider falou sobre a dificuldade que os nãos nativos digitais têm de encarar o mundo dos que já nasceram conectados e como se deve correr atrás disso para não ficar para trás. Hoje a tecnologia se mistura com a publicidade e o marketing – e a tecnologia é à base da internet. Ela que faz todos os processos acontecerem, todas as mudanças no mercado digital se deu pela exploração das plataformas de tecnologia.

Para concluir o dia, Martha Gabriel reforçou que o Digital não modifica Marketing ruim e apresentou as principais tendências do mercado digital.

Ainda afirmou que se você não estiver otimizado para o mobile, você não existe. As ferramentas estão disponíveis, é preciso o profissional extrair o melhor forma para obter sucesso em suas estratégias.

E finalizou apresentando habilidades essenciais para o profissional de século XXI:

Pensamento Crítico – Para detectar riscos e oportunidades novas;

Criatividade e Inovação – Para resolver problemas novos e aproveitar novas oportunidades;

Conexão – Tanto com pessoas quanto tecnologias.

Participar de eventos técnicos é sempre uma ótima oportunidade para estreitar novos relacionamentos e aprimorar conhecimentos.

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

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