Desenvolvimento

Ξ 1 comentário

Desenvolvimento de sistemas: Passado VS Presente

publicado por Israel Bovolini Jr

Desenvolvimento de sistemas: Passado VS PresenteMuita coisa mudou desde que começou o desenvolvimento de sistemas aqui neste país. Hoje vamos comparar o que acontecia no passado com o presente. ATENÇÃO: Este post é uma obra de ficção (será?)

PREMISSA

Um fazendeiro tem que cruzar um rio em suas terras com um pouco de milho, uma galinha e um lobo, um de cada vez. O milho não pode ficar sozinho com a galinha, que vai comê-lo, e a galinha não pode ficar sozinha com o lobo, pelo mesmo motivo. Sem saber o que fazer, vai procurar ajuda

PASSADO

“O-cara-que-mexe-com-computador” vai pensar, planejar, dimensionar e construir um barco, vai ensinar o fazendeiro a atravessar tudo na ordem correta (se preciso vai inclusive atravessar PELO fazendeiro) em troca de uma coxinha e um café, porque, afinal de contas, “esse problema é muito fácil”. Vai resolver tudo em uma semana. E se o fazendeiro resolver trocar o milho por alface, a galinha por uma cabra e o lobo por um leão tá tranquilo, não precisa pagar mais por isso porque a solução comporta essas mudanças.

PRESENTE

Gerente Comercial: Pois não, sr. Fazendeiro. Nós, da XPTO Consulting, temos o melhor time multidisciplinar para ajudá-lo com esta tarefa. Custará algo em torno de um braço, um olho e uma clavícula. Mas não se preocupe com os custos, pois eles serão diluídos durante as ondas de implantação no tempo de projeto. E não se preocupe, em 2 dias teremos a solução implementada.

Gerente de Projeto: OK, Analista de Negócios, agora é contigo. Temos dois dias pra entregar esse treco. Montei um cronograma balanceado, que diz que você terá quase 6 horas para fazer sua parte. Incluindo aí os 534 documentos da metodologia, montagem dos documentos de requisitos e processo, coleta de aprovações e reuniões de follow-up. Se precisar de ajuda, pode me procurar no celular.

Analista de Negócios: (3 dias depois, saindo do Facebook) Terminei. Bora colher os morang… quer dizer, as aprovações. Sr. Fazendeiro, esta é a solução proposta: nosso Programador construirá um barco especialmente dimensionado para a carga designada, utilizando as peças do tipo <longo discurso técnico>. Feito isso, nosso Analista de Implantação lhe ensinará a ordem correta de transporte.

Fazendeiro: Hããããããããã… OK?

Programador: (vai até a loja de peças de barco mais próxima, compra peças desencontradas, marreta tudo até que a coisa mais ou menos se encaixe, coloca algumas luzinhas e mostradores no barco a remo pra dizer que fez alguma coisa) UFA! Quase 3 semanas de codificação, foi mega difícil, tive que praticamente inventar uma linguagem nova. Isso quando o DBA me deixava trabalhar, esse palhaço a cada minuto parava pra perguntar: “Cara, quais são as dimensões desse barco? Qual é o percentual de crescimento, se o cara resolver transportar 10 manadas de elefante? Como os remos se relacionam com o resto? E qual é a chave primária pra ligar este barco a remo?”. Caramba, que trampo

Analista de Implantação: (entrega um “manual” feito em folha de pão com desenhos que parecem ter sido feitos por uma criança maneta de 5 anos) OK, Sr. Fazendeiro, de acordo com os termos da Proposta estamos entregando um manual simples e claro indicando todos os passos para atravessar sua carga para o outro lado do rio. Caso o senhor necessite de ajuda pode ligar para nosso Suporte que teremos o prazer de ajudá-lo.

Fazendeiro: Bom, OK, mas…. demorou um pouquinho mais do que o prometido, por isso o milho mofou e a galinha matou o lobo… Será que podemos trocar por alface, uma cabra e um leão?

Gerente Comercial: Bom, veja bem… Até dá, mas como mudou o escopo teremos que rever tudo do começo… Mas não se preocupe, a nova proposta terá um desconto, pois afinal de contas agora se trata de manutenção, certo? O projeto já está entregue, então agora é só adaptar uma coisa ou outra. Garanto que em cerca de 4 dias teremos a nova solução. Enquanto isso, aproveite esta caneta e este caderno, brindes da XPTO Consulting…

<entra o looping infinito>

[Crédito da Imagem: Desenvolviment de sistemas – ShutterStock]

Autor

Trabalho na área de tecnologia há 12 anos, tendo sempre um perfil generalista, atuando desde o levantamento de requisitos, passando por análise de sistemas, desenvolvimento, implantação e fazendo acompanhamento pós-venda. Atualmente me dedico à liderança e coordenação de equipes de desenvolvimento, procurando sempre extrair o máximo de cada um e aplicando seus talentos para que todos saiam satisfeitos. Acredito que não exista um profissional cujos talentos não possam ser aproveitados em algum aspecto de um projeto, basta saber estimulá-lo a isso. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/ibovolini

Israel Bovolini Jr

Comentários

1 Comment

  • Sou da TI também e percebo que é exatamente isto que ocorre nessa área.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes