Cenários que precisam de intervenção nem sempre possuem tempo hábil para planejamento adequado. Se por acaso você teve que tomar ações rapidamente sem planejamento, já sabe que gastará muito tempo “reparando” erros de percurso, portanto, em qualquer situação, por mais urgente que seja, é necessário um plano de ação.
Estabelecer onde quer chegar e de que forma, aumenta muito as chances de ser bem sucedido.
Talvez mais importante do que traçar um plano de ação, seja seguir este plano, quando você não consegue cumprir o cronograma é porque alguma coisa saiu errado na elaboração do mesmo.
Certa empresa gastou quatro dias de reuniões exaustivas. O plano ficou pronto, quando iniciou-se a execução tiveram de ser feitas diversas alterações, no decorrer do projeto muitos imprevistos surgiram e por fim abandonaram o que haviam planejado e começaram a agir reativamente, o resultado final foi um grande prejuízo financeiro e clientes insatisfeitos.
Por que isso aconteceu?
Falta de conhecimento especializado no tema e deficiência na coleta de informações.
Temos disponíveis diversas metodologias , algumas simples outras bem complexas, 3W, 5W, 5W2H e por ai vai, acredito que não devemos ingressar na onda da burocracia, quanto mais simples e objetivo mais facilmente será assimilado pela equipe.
Vamos propor uma linha descomplicada e prática, baseada na experiência com cenários de missão crítica e a conhecida cobrança por resultados da diretoria.
Estabeleça claramente onde quer chegar e quais metas deseja alcançar, mesmo que sejam vários objetivos, tente resumir para facilitar a visualização da equipe.
Antes de iniciar a construção do plano, reúna informações, sobre tudo que envolve o projeto, até detalhes que parecem insignificantes podem trazer grandes desdobramentos. Identifique todas possibilidades que podem gerar erros e prepare um plano “B” ou até “C”.
Saiba sobre o local, pessoas envolvidas, documentação, implicações legais, logística, tempo estimado para cada etapa, etc.
Antes de reunir para criar o plano, divulgue entre os integrantes da equipe as informações coletadas, peça que preparem sugestões, só então reúna todos e passe para o papel.
Após a criação e aprovação do plano pela diretoria, divulgue as metas por toda empresa, todos devem estar envolvidos e contribuir de alguma forma, mantenha-os atualizados do progresso através de mural, informativo, etc.
Marque a data para inicio do plano, se possível faça um café da manhã ou algo semelhante para o lançamento. Quanto mais atenção você conseguir mais pessoas estarão mobilizadas para suas metas.
Acompanhe diariamente o progresso, peça relatório para todos envolvidos, o relatório faz com que o funcionário se sinta na obrigação moral e profissional de apresentar resultados visíveis. Prepare um mural para que todos tenham visão ampla das etapas concluídas e a concluir.
Faça um ranking dos funcionários que se destacarem em suas tarefas, mostre a todos, promova e incentive a superação.
Ao fim do projeto colete os relatórios, faça pesquisas de satisfação apresente a diretoria o resultado final. Compare o cenário antes e depois.
Arquive todo material em DVD para posterior consulta.
“Projetos conjuntos têm mais chance de sucesso quando se beneficiam de ambos os lados.” Eurípedes
Sucesso!
[Crédito da Imagem: Plano de Ação – ShutterStock]
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