Carreira

Ξ Deixe um comentário

Reflita antes de enviar

publicado por Alberto Parada

Reflita antes de enviarSe alguma vez você parou em frente a uma banca de jornal e observou as pessoas lendo as manchetes dos jornais, sabe que a maioria delas, mesmo sem ler o conteúdo da matéria, comenta o assunto como se fossem profundas conhecedoras.

Esse hábito migrou para as redes sociais e hoje é grande a quantidade de pessoas que mão conhecem o assunto mas postam opiniões que nada tem a ver com o conteúdo.

Diferentemente das conversas a frente das bancas de jornais, os meios digitais possuem um poder de propagação enorme e levam, com frequência, os menos avisados a situações indesejáveis, podendo ocasionar até demissões ou processos judiciais.

Nem todos sabem mas diversas ferramentas existentes como o Big Data, BI e outras são capazes de reunir informações e fornecer detalhes sobre o perfil desconhecido de uma pessoa, revelando as características indesejáveis até então desconhecidas.

É importante ter o conhecimento que toda liberdade necessariamente é suportada pela responsabilidade, assim como todo direito caminha de mãos dadas com o dever, não se pode, em momento de stress ou fúria, redigir algo impensado e encaminhar para quem quer que seja. Diferente do que muitos imaginam, o maior prejudicado não é aquele que recebeu a ofensa e sim o que enviou.

Em um mundo onde está tudo interligado e todo mundo sabe de tudo, é muito importante ter cuidado com o que escreve. Para isso é fundamental: conhecer do assunto antes de criticar, pensar antes de agir e, principalmente, refletir antes de enviar.

Não é segredo para ninguém que a cada dia é mais difícil suportar o stress e a pressão que vivemos, mas temos o dever de perseguir sempre a redução da sua propagação, especialmente as consequências de atitudes tomadas em um dia difícil.

Somos passiveis de erros e não é incomum descarregarmos o stress e, no momento seguinte, nos arrepender. Uma boa dica para extravasar a raiva sem gerar estragos é:

– escreva tudo que deseja, seja uma resposta para o e-mail que desceu atravessado ou um post nas redes sociais, mas ao invés de apertar o botão de enviar salve-o em rascunhos;

– vá para casa, brinque com os filhos, converse com a(o) companheira(o) , assista o jogo do seu time favorito, desfrute de um bom copo de vinho e tenha uma noite bem dormida.

No dia seguinte ao chegar no escritório reabra seu arquivo de rascunhos e leia a sua resposta. Acredite: dificilmente você apertará o botão send!

[Crédito da Imagem: Reflita – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes