Atuar de forma preventiva do que reativa traz mais rentabilidade para prestadores de serviços de TI autônomos ou para pequenas empresas do ramo
São Paulo, abril de 2014 – Adotar o modelo de negócio de Serviços Gerenciados pode ser uma sábia decisão para empresas de suporte de TI que trabalham com o sistema “Break/Fix”, ou seja “quebra-concerta”, pré-pago ou por banco de horas. Com um planejamento cuidadoso e uma transição passo a passo, os Serviços Gerenciados fornecem uma receita estável e ampla oportunidade de crescimento.
O modelo de atuação “Break-Fix”, comum na prestação de serviços de TI, significa na tradução literal “Quebra / Conserta” e conceitualmente diz respeito a todos os serviços prestados de forma reativa e mediante a solicitação do cliente, com faturamento realizado por serviço.
Pesquisas da indústria de TI indicam que muitas empresas de suporte continuam a operar com modelos ultrapassados como “Break/Fix” ou Banco de horas. Adotar o “Break/Fix” é natural para empresas que estão começando, afinal elas têm pouco ou nenhum histórico comercial, mas certamente não é o modelo capaz de trazer mais equilíbrio financeiro e rentabilidade aos pequenos prestadores de serviços.
O modelo de Serviços Gerenciados é considerado mais assertivo pelos especialistas, pois são considerados os serviços terceirizados de suporte de TI cujo pagamento é feito por uma taxa mensal ou anual fixa. Normalmente são incluídos serviços de monitoramento 24×7 e suporte remoto com visitas locais quando os problemas técnicos não puderem ser resolvidos remotamente.
Trata-se de um método proativo de monitoramento, gerenciamento, automação e avaliação constante do ambiente de TI. A empresa de TI assume o trabalho de manter os sistemas do cliente funcionando corretamente.
Veja algumas vantagens do modelo de Serviços Gerenciados:
“Com uma plataforma como a GFI MAX, por exemplo, o prestador de serviços (Managed Services Provider ou MSP, da sigla em inglês) pode criar seu modelo de negócio de Serviços Gerenciados sem investimentos em infraestrutura, com baixo risco e de forma fácil, podendo migrar seu negócio gradativamente. Nós não estamos dizendo que os Serviços Gerenciados são a única maneira de trabalhar, mas sim que cada MSP deve fazer o que é certo para si e para seu cliente, e deve fazê-lo no seu ritmo, não no ritmo dos seus fornecedores de software RMM”, explica José Kiko Martins, gerente regional da GFI MAX para América Latina.
“O prestador de serviços conhece seu cliente melhor que qualquer outra empresa e sabe o que é possível e o que não é. O nosso trabalho é ajudá-los nessa transição para os serviços gerenciados, sem comprometer seus relacionamentos com clientes e sua operação. Nossa ferramenta para isso é a GFI MAX.”
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Sobre a GFI MAX
Fundada em 2003, a GFI MAX é uma empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços de suporte em T.I., com um modelo de negócio baseado em software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo uso das ferramentas.
Mais de nove mil prestadores de serviços ao redor do mundo já utilizam seus produtos, fornecendo suporte com alta tecnologia, de forma simples, e a baixo custo. No Brasil, a empresa possui pontos de venda em São Paulo e suas principais linhas de produtos no País são TeamViewer, GFI MAX, GFI Software e Monitis.
Sobre a GFI
A GFI Software é uma empresa escocesa de tecnologia que oferece dois tipos de soluções: o GFI MAX, que ajuda gestores de T.I a oferecerem melhores serviços aos seus clientes e a GFI Cloud, que capacita as pequenas empresas para gerenciar e manter suas redes de T.I através do armazenamento em nuvem. A empresa tem recebido inúmeros prêmios e elogios da indústria e é um antigo parceiro Microsoft ® Gold ISV. A GFI conta com milhares de parceiros e possui escritórios nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Austrália, Malta, Hong Kong, Romênia e Filipinas.
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