Governança

Ξ Deixe um comentário

Modelo de Serviços Gerenciados é mais rentável para prestadores de serviços de TI, afirmam especialistas

publicado por GFI MAX

Modelo de Serviços Gerenciados é mais rentável para prestadores de serviços de TI, afirmam especialistasAtuar de forma preventiva do que reativa traz mais rentabilidade para prestadores de serviços de TI autônomos ou para pequenas empresas do ramo

São Paulo, abril de 2014 – Adotar o modelo de negócio de Serviços Gerenciados pode ser uma sábia decisão para empresas de suporte de TI que trabalham com o sistema “Break/Fix”, ou seja “quebra-concerta”, pré-pago ou por banco de horas. Com um planejamento cuidadoso e uma transição passo a passo, os Serviços Gerenciados fornecem uma receita estável e ampla oportunidade de crescimento.

O modelo de atuação “Break-Fix”, comum na prestação de serviços de TI, significa na tradução literal “Quebra / Conserta” e conceitualmente diz respeito a todos os serviços prestados de forma reativa e mediante a solicitação do cliente, com faturamento realizado por serviço.

Pesquisas da indústria de TI indicam que muitas empresas de suporte continuam a operar com modelos ultrapassados como “Break/Fix” ou Banco de horas. Adotar o “Break/Fix” é natural para empresas que estão começando, afinal elas têm pouco ou nenhum histórico comercial, mas certamente não é o modelo capaz de trazer mais equilíbrio financeiro e rentabilidade aos pequenos prestadores de serviços.

O modelo de Serviços Gerenciados é considerado mais assertivo pelos especialistas, pois são considerados os serviços terceirizados de suporte de TI cujo pagamento é feito por uma taxa mensal ou anual fixa. Normalmente são incluídos serviços de monitoramento 24×7 e suporte remoto com visitas locais quando os problemas técnicos não puderem ser resolvidos remotamente.

Trata-se de um método proativo de monitoramento, gerenciamento, automação e avaliação constante do ambiente de TI. A empresa de TI assume o trabalho de manter os sistemas do cliente funcionando corretamente.

Veja algumas vantagens do modelo de Serviços Gerenciados:

  • O Prestador de serviço é o especialista: Na maioria dos casos, os clientes não gerenciam seus sistemas de TI e está cada vez mais difícil contratar profissionais nessa área. Assim, eles delegam este trabalho para um prestador de serviço confiável. O modelo de negócio de Serviços Gerenciados resulta em mais eficiência no uso de TI;
  • Baixo risco de variação da receita: Adotando esse modelo você terá receitas mensais recorrentes e será capaz de prever e gerenciar seu fluxo de caixa e isso é muito importante para seu negócio, principalmente em grande escala.
  • Clientes ocasionais tornam-se clientes fidelizados: um cliente que está pagando mensalmente e está feliz com seus serviços é muito menos propenso a migrar para outras empresas de TI;
  • Suas margens de lucro serão maiores: o modelo de serviços gerenciáveis permite que você aumente o número de clientes sem a necessidade de aumentar a equipe, com isso sua margem operacional será muito maior;
  • Consultorias Externas: o cliente pode solicitar consultorias independentes para ajudar com alguns requisitos mais estratégicos de negócios. Isso pode te dar novas oportunidades de relacionamentos profissionais e de trabalhar em outros projetos.

“Com uma plataforma como a GFI MAX, por exemplo, o prestador de serviços (Managed Services Provider ou MSP, da sigla em inglês) pode criar seu modelo de negócio de Serviços Gerenciados sem investimentos em infraestrutura, com baixo risco e de forma fácil, podendo migrar seu negócio gradativamente. Nós não estamos dizendo que os Serviços Gerenciados são a única maneira de trabalhar, mas sim que cada MSP deve fazer o que é certo para si e para seu cliente, e deve fazê-lo no seu ritmo, não no ritmo dos seus fornecedores de software RMM”, explica José Kiko Martins, gerente regional da GFI MAX para América Latina.

“O prestador de serviços conhece seu cliente melhor que qualquer outra empresa e sabe o que é possível e o que não é. O nosso trabalho é ajudá-los nessa transição para os serviços gerenciados, sem comprometer seus relacionamentos com clientes e sua operação. Nossa ferramenta para isso é a GFI MAX.”

Saiba mais sobre a solução GFI MAX e avalie gratuitamente por 30 dias. Clique aqui.

Sobre a GFI MAX

Fundada em 2003, a GFI MAX é uma empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços de suporte em T.I., com um modelo de negócio baseado em software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo uso das ferramentas.

Mais de nove mil prestadores de serviços ao redor do mundo já utilizam seus produtos, fornecendo suporte com alta tecnologia, de forma simples, e a baixo custo. No Brasil, a empresa possui pontos de venda em São Paulo e suas principais linhas de produtos no País são TeamViewer, GFI MAX, GFI Software e Monitis.

Sobre a GFI

A GFI Software é uma empresa escocesa de tecnologia que oferece dois tipos de soluções: o GFI MAX, que ajuda gestores de T.I a oferecerem melhores serviços aos seus clientes e a GFI Cloud, que capacita as pequenas empresas para gerenciar e manter suas redes de T.I através do armazenamento em nuvem. A empresa tem recebido inúmeros prêmios e elogios da indústria e é um antigo parceiro Microsoft ® Gold ISV. A GFI conta com milhares de parceiros e possui escritórios nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Austrália, Malta, Hong Kong, Romênia e Filipinas.

Autor

Fundada em 2003, a GFI MAX é uma empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços de suporte em T.I., com um modelo de negócio baseado em software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo uso das ferramentas. Mais de nove mil prestadores de serviços ao redor do mundo já utilizam seus produtos, fornecendo suporte com alta tecnologia, de forma simples, e a baixo custo. No Brasil, a empresa possui pontos de venda em São Paulo e suas principais linhas de produtos no País são TeamViewer, GFI MAX, GFI Software e Monitis.

GFI MAX

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes