Carreira

Ξ 1 comentário

Enfim formado! E agora?

publicado por Jacson Reis

Enfim formado! E agora?A quantidade de jovens que estão se formando em um curso superior, aumentam gradativamente ano após ano. Isso se dá por várias razões tais como programas do governo, melhorias na condição financeira ou mesmo o reconhecimento de que a educação é o melhor caminho. Acredito que 95% de quem faz faculdade esteja apenas visando o lado financeiro, status e reconhecimento, a minoria apenas consolidando valores e aumento de conhecimento, sem grandes interesses profissionais.

Mas tudo bem, vamos focar na maioria que quer se formar em busca de um bom emprego e consequentemente uma situação financeira promissora.

Muitos ainda acham que para ter uma carreira de sucesso, basta estudar muito e seguir passivamente as ordens de um chefe, vou me ater apenas na área da informática que é nosso foco. Estudar muito para depois seguir ordens, é um ingrediente da mediocridade, que apesar do peso da palavra, significa, ficar na média, ser médio, aquele mais ou menos.

O estudante que sai da área da informática diplomado tem que lembrar que hoje é muito diferente de alguns anos, onde ter estudado e seguir ordens já era o suficiente, as organizações mudaram, a forma de exercício da função modificou-se, formas mais dinâmicas, interativas e aperfeiçoadas a cada lançamento de um novo método. Não é só a informática que está mudando, que se sobrepõem a cada reanalise de seus processos, a forma de trabalhar com humanos, a forma de liderar, de coibir, de proibir, de se expressar, também mudam e se adaptam a novas gerações.

E você caro formando? Formando não, formado; como será um dia após a obtenção de seu diploma!Igual a você, seguem milhares de pessoas em busca de uma estabilidade e um plano de carreira em diversas empresas do ramo.

A área da informática está entre as oito profissões que mais oferecem emprego segundo fontes da internet. Sendo assim não é só você que está a procura.

Estudar matérias dos cursos de tecnologia que proporcionam embasamento lógico-criativo e ficar meses desempregado em busca do tão sonhado emprego que lhe dê a comodidade e as benesses próprias do cargo é no mínimo contraditório; aprendemos a pensar, a ser criativos, a solucionar problemas e não ficar mendigando migalhas em uma área que prisma diversas vertentes.

É enorme a quantidade de alunos que acham que vão terminar seus estudos e do nada vai cair do céu aquele emprego tão esperado, isso é um pensamento infantil e que não condiz nem com sua maturidade, nem na sua preparação na faculdade. Lembro quando era criança, ficava imaginando qual carro teria, e mudava de marca ou de modelo em um piscar de olhos, na realidade, não é tão fácil assim.

O comprometimento com os estudos, é importante, ter um diploma em partes é importante, mais do que importante em tudo que foi citado, é o compromisso de ser independente, de gerar valores próprios, de ser criativo, faça de expoente seu empreendedorismo atiçado no primeiro semestre do seu curso, não aprenda só códigos, comandos e técnica, aprenda a conversar, a entender, a conhecer, humanize seu lado exato, lógico, seja perceptivo a novas mudanças, seja um profissional completo. Sua carreira depende disso, aproveite que está lendo e antes de entrar em sua rede social preferida, acesse na internet livros que intensifique esse lado empreendedor, livros que abordem contato com o cliente, livros que faça você pensar fora da “caixinha”, blogs ou sites que construa em você uma personalidade de empresário.

O artigo não te desanima a procurar emprego, o artigo apenas incentiva-o a preparar seu lado empreendedor, é triste ver alunos que se formaram seja em nível superior, ou curso profissionalizante dizer que está desempregado ou mesmo dizer que não teve sorte, já vi vários dizerem isso. Nessa área não existe desemprego, existe falta de criatividade, não existe sorte, existe preparação ;sempre cito aos alunos essa frase .. “Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade.” (Elmer G. Letterman).

Portanto formandos e formados, preparem-se o quanto antes, porque o mercado de trabalho, as grandes e médias empresas, não tem tempo para te preparar,  ela quer sua preparação e se você não estiver preparado… o próximo da fila estará.

[Crédito da Imagem: Formado – ShutterStock]

Autor

Atuo há oito anos no mercado de tecnologia da informação. Minha experiência inclui a consultoria, implementação de sistemas, cursos e desenvolvimento na esfera profissional e empresarial. Professor de curso de extensão na área de suporte técnico, web designer, designer gráfico, linguagem de programação e banco de dados. Além disso trabalho como consultor independente para projetos de infraestrutura, suporte e informatização de pequenas empresas. Vejo a educação, o autodidatismo, o empreendedorismo, a construção de ideias e a fomentação de práticas sociais sustentáveis como chave para a construção de um futuro melhor e como instrumento transformador de uma sociedade.

Jacson Reis

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes