TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Cinco dicas para organizar as finanças da sua empresa em 2014

publicado por Luan Gabellini

Cinco dicas para organizar as finanças da sua empresa em 2014Começo de ano é tempo para refazer o planejamento e traçar novas diretrizes. O início de um novo ciclo é hora propícia para colocar a empresa em ordem, revendo o que passou, cortando despesas e estabelecendo metas para crescimento. Confira cinco dias para manter a saúde econômica do seu negócio e organizar as finanças da sua empresa:

  • Reveja seus números – Olhe para as finanças do ano anterior e analise se seu fluxo de caixa foi consistente, ou se o resultado foi coerente com suas metas. Uma boa maneira de projetar seu fluxo é analisar 2013 e entender se houve pontos de alerta. Sobre as metas, observe se atingiu 100% e considere um 2014 mais agressivo.
  • Analise o calendário – 2014 será um ano diferente para os brasileiros. A Copa do Mundo reorganizou o calendário e isso pode influenciar muito a sazonalidade do faturamento do seu negócio, dependendo do ramo de atuação. Os varejistas estão otimistas, mas o período dos jogos pode não ser bom para o pessoal de serviços, principalmente para quem atua com Business to Business (B2B).
  • Defina prioridades – Escolher bem seus objetivos é ideal para manter o foco na hora de planejar as finanças. Crie uma lista dos investimentos mais importantes e procure maneiras de encaixá-los de forma saudável no seu fluxo de caixa. Faça acontecer.
  • Pense grande, mas com moderação – Planeje ambiciosamente seu ano, projete um percentual de crescimento alcançável, que deixe a equipe motivada e desafiada. Porém, estude custos considerando diversos cenários de faturamento, tanto dentro quanto fora da meta. Custos são iguais cabelos ou unhas, temos que cortar sempre!
  • O melhor é o orçamento base zero – Planejar e projetar custos é essencial para o bom desempenho da sua empresa, mas definir orçamento em excesso para algumas áreas pode ser perigoso, caso a equipe não seja prudente com gastos. Tente orientar os colaboradores a evitarem despesas, atrelando avaliação e bonificação à eficiência no controle.

[Crédito da Imagem: Organizar as finanças da sua empresa – ShutterStock]

Autor

Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing

Luan Gabellini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes