Carreira

Ξ 1 comentário

Carta de uma geração à outra

publicado por Luiz Algarra

Carta de uma geração à outraAfinal quem é o responsável por esta Geração Y? Como foi que tudo isso começou?

Nossas escolas são as mesmas, a programação de TV quase não mudou, o governo segue vivendo os mesmos dilemas, a igreja defende os mesmo valores, as forças armadas ainda marcham igual, então o que houve para que uma pequena multidão de jovens surgisse com um comportamento tão distinto do nosso?

Folgados, distraídos e insubordinados? Sempre fazendo tudo ao mesmo tempo, impacientes, preocupados apenas consigo mesmo mas interessados em construir um mundo melhor? São assim mesmo estes ipsilons?

De fato não sabemos como lidar com eles. Fazemos eventos, editamos livros, tabulamos pesquisas, contratamos e demitimos uma porção na tentativa de entendê-los um pouco, mas não estamos conseguindo.

As empresas que construímos parecem que não são boas o bastante. As escolas que mantemos ficaram repentinamente ultrapassadas. A política está virando uma bagunça com gente nas ruas e na internet pedindo liberdade a toda hora. Nem bem fabricamos um modelo de computador, e já querem de outro jeito. Mais leve, mais fino, mais rápido e sem teclado, nem mouse! Onde estávamos quando nossos filhos se transformaram em uma espécie de gente diferente de nós?

Bem, creio que todos sabemos a resposta: estávamos muito ocupados, envolvidos na luta contra o desemprego e enredados na ameaça do não-consumo, preocupados com nossos seguros de saúde e aposentadoria, trabalhando doze horas por dia, e também aos sábados.

Aqueles garotos de óculos, meninas de tênis e crianças que não saíam do videogame agora cresceram e querem continuar brincando, jogando alguma coisa que os mantenha não apenas vivos, mas conectados e intensamente concentrados em algo.

Então está certo, parabéns! Vocês conseguiram. Estão disputando nossos empregos, nos colocaram para votar leis que atendem suas liberdade e estamos modificando nossos negócios para que você garotos sejam nossos clientes. Mas, atenção!

Deixo apenas um conselho meus jovens amigos, não se afastem de seus filhos, nunca eles e jamais abandonem a oportunidade de construírem juntos um bem-estar para todos vocês.

Se vocês falharem nisso, como nós falhamos, se preparem pois uma nova geração virá em Eles também terão uma etiqueta, rótulo ou apelido, e talvez venham para tomar o mundo de suas mãos, mesmo que ainda não saibam direito o que fazer com ele.

Por isso estejam preparados desde já. Fiquem perto de seus bebês e nunca se preocupem com o futuro de seus filhos, vivam com eles intensamente no presente e deixem que tudo que está por vir seja muito bem cuidado por eles, com vocês fazendo parte de tudo isso, saibam.

Se vocês conservarem por eles o afeto, o respeito mútuo e uma real curiosidade por tudo que eles trazem, vocês terão conseguido algo que minha geração não conseguiu: acabar com o abismo que separa as gerações. Este é o X da questão.

[Crédito da Imagem: Geração Y – ShutterStock]

Autor

Designer de fluxos de conversação para grupos humanos, sejam empresas ou instituições. Fundador do Instituto InterSistêmico, atua como mediador em eventos e encontros de pessoas que buscam autoregulação para melhores resultados e bem-estar. ATIVIDADES ATUAIS Participa de diversos processos de construção de diálogo na Natura e integra o Advisory Board do projeto de inovação Rede Natura. Atende como consultor ao desenvolvimento humano e integração da equipe do Pátria Private Equity. Atua como consultor para inovação no Grupo Bio Ritmo, líder de negócios em fitness no Brasil. Atende a Porto Seguro em encontros transversais para inovação e atendimento ao cliente. ALGUMAS REALIZAÇÕES Fundou e desenvolveu a Papagallis – Aprendizagem Informal até 2010. Conduziu e orientou encontros de conversação entre governo e população do Movimento Minas no Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, através da Integrare. Colaborou com o Itaú através da Gaia Creative na ativação da rede do Programa de Finanças Sustentáveis Itaú. Participou ativamente da construção da rede do Ciclo de Novas Profissões, um projeto da Fundação Telefônica. Concebeu e implantou os processos da inovação de ensino-aprendizagem dos callcenter Vivo de todo o Brasil e ativou conversações para a inovação das políticas de sustentabilidade da Vivo. Integrou a equipe como um dos principais responsáveis pela criação e implantação do projeto da TV Escola Digital Interativa, para o Ministério da Educação na equipe de Cristovam Buarque. Se faz presente na internet desde 1994, liderando iniciativas pioneiras em educação, inclusão e novos negócios a partir da cultura digital. Produz, mantém e compartilha conteúdo próprio em blogs e redes sociais como plataforma de co-inspiração e construção de novos conhecimentos. FORMAÇÃO Cursou Jornalismo na PUC/SP e Certificação em Biologia Cultural com o Prof. Humberto Maturana e Ximena Dávila, da Escuela Matriztica de Santiago. Site: luizalgarra.blog.br

Luiz Algarra

Comentários

1 Comment

  • Continue escrevendo estas cartas , essa foi muito boa a população precisa .

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes