Carreira

Ξ Deixe um comentário

Pratique o networking no ambiente digital

publicado por Mateus Rosa

Pratique o networking no ambiente digitalNa maioria das vezes os profissionais só percebem que seu Networking é inútil ou inexistente, quando realmente precisam dele. E um erro bastante comum, é querer fazer Networking somente quando está buscando uma recolocação.

Não importa a sua idade, fazer network, criar boas relações pessoais e profissionais sempre traz resultados e quando bem feito, os mesmos tendem a ser melhores. E porque se preocupar? Simples, é só você ter em mente que um bom Networking pode ajudá-lo a conseguir o sonhado emprego com um bom plano de carreira ou até mesmo ganhar a tão desejada promoção no caso de você já estar em uma grande corporação.

Portanto, lembre-se atualmente só ter uma boa formação não é mais sinônimo de sucesso profissional, estamos numa era de fácil acesso as universidades, especializações e de qualificação cada vez mais rápida.

Ouse! Seja criativo, use as plataformas de tecnologia a seu favor.  

Atualmente são poucas as pessoas que ainda não estão em alguma plataforma rede sociais, tornando estas ferramentas preciosas para praticar o seu relacionamento profissional. Qualquer pessoa pode fazer um bom networking sem muito esforço, a internet quebrou barreiras, em qualquer lugar do mundo você pode encontrar uma parceria. LinkedIn , blogs , Skype, Youtube, Twitter , Google+ eles estão aí a seu favor.

Algumas sugestões que podem te ajudar no Networking Digital:

Tenha uma conta no LinkedIn – É um excelente canal para as relações profissionais, e a rede te possibilita encontrar profissionais da sua área de atuação, além de te permitir conhecer e também criar relações com Presidentes, Diretores e Recrutadores de grandes corporações, pois, eles estão cada vez mais presentes nesse ambiente.

É importante que você tenha um perfil completo e tire proveito de suas características principais. Uma vez que você tenha configurado seu perfil no LinkedIn ele começa  a te conectar com outros profissionais de interesse.

Participe ativamente dos grupos do LinkedIn relacionados ao seu ramo de atuação ou assunto de interesse:

Você também precisa ser mídia compartilhe conteúdos relevantes e responda os debates trazendo sempre a sua opinião às perguntas dos outros membros do grupo.

Explore as redes sociais e conheça novas pessoas:

Para que você possa expandir sua rede, é importante que conheça ”alguém” novo on-line. Encontre novas conexões potenciais através do Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ busque por pessoas que te inspirem e que você considere primordial para trazer valor a sua rede.

  • Recomende suas conexões no LinkedIn, não basta só estar lá, fale das suas conexões, provavelmente eles farão o mesmo em agradecimento.
  • Re-Tweet e tweet o conteúdo original de outras pessoas em sua rede e não se esqueça de mencioná-los
  • Participe dos grupos temáticos no Facebook, dê um Like nos conteúdos compartilhados, comente sua opinião e aproveite para ficar por dentro de eventos estes grupos também são usados como canais de divulgação.
  • Compartilhe o conteúdo dos outros através LinkedIn , Google+ , Facebook e em outros lugares

Lembrem-se as pessoas dependem uma das outras para fazer negócios ou concretizar suas realizações profissionais o Networking é a essência da carreira de um profissional o alicerce para a construção de uma base sólida de relacionamento. Boa prática.

[Crédito da Imagem: Networking – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes