Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Flat Design – De volta a palheta de 256 cores – Parte II

publicado por Thiago Neves

Flat Design – Porque isso ficou tão importante?

Flat Design - Porque isso ficou tão importante?

Cada vez que um designer ou agência apresentava um layout a um cliente, era preciso explicar a importância da usabilidade e arquitetura da informação. Era desgastante. Agora os clientes e os usuários estão mais maduros quanto a isso, Dessa maneira é possível centralizar a user experience.

Não existe uma recita de bolo, mas existem pontos importantes que demonstram o que precisamos para ter uma interface minimalista e com qualidade.

Foco no que interessa

Tudo parte da hierarquia na concepção e colocação de elementos, para assim facilitar a compreensão e interação dos usuários. Com o Flat, a comunicação é mais direta, pois o usuário já esta acostumado com a arquitetura das páginas e compreende bem os sinais visuais apresentados, deixando total atenção para o conteúdo que, atualmente, é tão importante quanto a forma.

Elementos mais simples

Muitas vezes são usadas formas simples, como retângulos, círculos ou quadrados. Mas não confunda elementos simples com um design pobre. Imagens simples transmitem mensagens de forma mais rápida do que ilustrações detalhadas. Ícones podem indicar ações ou propósitos universais de fácil compreensão.

Tipografia em Foco

O tom das fontes deve corresponder ao esquema do resto do layout. Podem ser ousadas também, mas de forma simples e eficiente. Porém o mais importante é que seja legível. Lembre-se: conteúdo é muito importante!

Cores lúcidas

A cor é realmente fundamental para dar harmonia necessária em todos os elementos de um layout. Cores primárias e secundárias são populares. Nesta interação da tendência, cores retros – incluindo salmão, roxo, verde e azul – são especialmente populares, além da paleta em tom pastel. Além disso, blocos de cores sólidas chamam mais atenção e o significado dos ícones podem ser rapidamente percebido.

O site http://flatuicolors.com/ mostra uma paleta sugestiva para Flat Design

Pobre?

Muitos acham que quando se trabalha com elementos mais simples e minimalistas automaticamente se produz um layout pobre, e dessa forma adicionam o máximo possível de elementos gráficos, tipos, cores, formas, ilustrações e imagens. Mas não é bem assim, pois comunicar-se e interagir da maneira mais simples e direta é extremamente complexo. É necessária muita destreza e capacidade de sintetizar a mensagem de forma adequada. Além disso, é preciso muita criatividade para que os layouts não sejam iguais. No site do Awwwards temos vários exemplos de uso do Flat sem torná-lo maçante, veja o link: http://www.awwwards.com/websites/flat-design/

Minimalistas

No projeto, elementos ornamentais são vistos como desordem desnecessária. Se um aspecto não serve a nenhum propósito funcional, é uma distração da experiência do usuário. Esta é a razão para o caráter minimalista de desenho plano.

Exemplo clássico de Flat

Qual a lição disso tudo?

O Flat cria uma mudança de conceitos básicos de design e se transforma em uma ferramenta funcional que obriga o design a manter o foco na experiência do usuário. O mundo não será flat para sempre. Depois do flat, certamente observaremos novas tendências, mas é fato de que daqui em diante o conteúdo ficará em primeiro plano e o design vai evoluir sempre pensando nisso.

A internet esta recheado de elementos para download usando o flat design. Aproveite:

Links:
http://designmodo.github.io/Flat-UI/
http://dribbble.com/shots/1077506-Flat-Ui-Kit
http://www.designshock.com/flat-gui/
http://www.uipixels.com/responsive-ui-kitpsd/
http://www.designyourway.net/blog/resources/eerste-flat-user-interface-kit-that-is-free-to-download/
http://www.tempees.com/free-download/metro-ui-kit
http://dribbble.com/shots/962197-Ui-Kit
http://dribbble.com/shots/1001798-UI-Kit-PSD
https://www.canva.com/pt_br/

Autor

Desde 1999 eu trabalho com projetos de mídia interativa. Com experiência em comunicação integrada e desenvolvimento de produtos digitais, planejamento estratégico, marketing digital, gerenciamento e desenvolvimento front-end, e-commerce e sistemas nas mais diversas tecnologias e integração de sistemas e tecnologia mobile.

Thiago Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes