TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Fator Brasil sucesso ou fracasso

publicado por Jorge Eiti Okazaki

Fator Brasil sucesso ou fracassoTodo administrador sabe que um planejamento realista é composto de todos os elementos técnicos de gestão e um percentual de possível erro. Assim como engenheiros inserem no final de suas equações um número que tenta assegurar um resultado realista O fator de segurança. Porém como ter um sentimento deste fator de erro?

Fator Brasil pode provocar o fracasso

Um país que sustenta a sexta posição no ranking econômico mundial, penta campeão mundial de futebol de campo, e ainda maior produtor mundial de laranja, café, carne bovina e açúcar, segundo Ministério da Fazenda, país de diversidades, também manteve em 2010 um dos índices de acidentes automobilísticos mais altos do mundo.

Por que acontecem tantos desastres?

A causa, os automóveis são fora dos padrões mundiais, estradas sem sinalização, mal conservadas, autoridades do trânsito subornadas… O que deveria funcionar bem não funciona, devido a um fator, o Fator Brasil.

País criativo acabou gerando um escândalo político em maio de 2005, chamado Mensalão, onde havia desvio de recursos públicos, benefícios indevidos e da transferência periódica de vultosas quantias a deputados, e que após passados 8 anos ainda não conseguiu colocar os culpados na cadeia.

Por que acontece tamanha impunidade?

A justiça é morosa, as leis brasileiras são contraditórias ou ambíguas, e as decisões das autoridades jurídicas são confusas, outra vez, um fator ajuda a acabar tudo em pizza…o Fator Brasil.

O desastre ocorrido na obra do Arena Corinthians chocou o país e o mundo. O que estava errado? e como se precaver para que isso não aconteça mais? A resposta é, por mais chocante que seja, não é possível jurar que isso não acontecerá outra vez no Brasil.

O acidente ocorreu, segundo a minha interpretação, também devido ao Fator Brasil.

Tenho certeza que tudo foi averiguado, mas deve ter havido em algum ponto do planejamento da operação do guindaste, uma brecha na decisão, onde foi dado o jeitinho brasileiro. Diálogos típicos de brasileiros…ah…deixa quieto…vai dar certo…cara, eu acho que vai funcionar…pessoal…vamos assim mesmo…depois a gente vê…pô, cala boca, vai funcionar de qualquer jeito num precisa disso não…e assim por diante, decisões sem fundamento científico e lógica. É o Fator Brasil.

O otimismo provoca um péssimo resultado

De maneira geral, muitas coisas funcionam em outros países, importamos as ideias, mas no nosso solo tupiniquim não funciona, precisamos dar um desconto, devido ao Fator Brasil.

Fator Brasil poderá ser também um fator de sucesso

Um fenômeno festivo tem surpreendido o mundo com os resultados alcançados e envolvendo aproximadamente 2 bilhões de espectadores com a participação de cerca de 100 mil figurantes: chama se Carnaval Brasileiro.

O preparo para o evento começa logo após o término da apresentação na passarela, pois o que deu certo ou errado na conquista do público servirá para o próximo ano.

Alí o diálogo deverá acontecer da seguinte forma:…Zé se o enfeite não ficar pronto no dia, a gente faz um mutirão a noite, na véspera do desfile…!…se não funcionar, a gente inventa qualquer coisa na hora…
No caso, a criatividade e o improviso, somadas a motivação coletiva dão resultados excelentes.

Ou seja, aqui muitas coisas na ótica dos estrangeiros deveria falhar, mas a gente com o Fator Brasil faz chegar no resultado.É o Fator Brasil funcionando de maneira positiva.

O Fator Brasil é portanto, um fator de insegurança que pode ser resumido em:

  • Improvisação arriscada
  • Achismo, falso paradigma
  • Crenças sem fundamento
  • Criatividade duvidosa
  • Otimismo exagerado
  • Postergação de ações importantes
  • Sentimento brasileiro muito forte de otimismo irreal.

Para sobreviver no Brasil, chegar no sucesso, garantir um resultado conforme o objetivo inicial, é preciso considerar em todas as providencias planejadas, um fator, seja otimista, ou pessimista, um fator de risco que eu chamo de Fator Brasil.

Isso significa reavaliar as ações planejadas evitando casualismos, improvisações, decisões sem fundamentos e visões pessoais isoladas, mas salientar e incentivar a criatividade o otimismo.

Toda ação demanda um responsável, data, e recursos para se chegar com segurança no resultado.

É de nossa responsabilidade melhorar ou piorar os objetivos considerando se o Fator Brasil no planejamento.

[Crédito da Imagem: Brasil – ShutterStock]

Autor

Administrador por formação acadêmica, iniciou a carreira profissional em 1973 como desenhista técnico na indústria, após algumas Multinacionais, e residencias em 4 países (Alemanha, Inglaterra, Espanha e China) permaneceu na Volkswagen do Brasil até 2003, por 25 anos. A decisão por seguir uma carreira solo como Consultor em planejamento, desenvolvimento e gestor de negócios na área de produtos, trouxe lhe grandes experiências de mercado. De posse deste conhecimento consolidado milita junto às Empresas assessorando na gestão e atuando na área de produtos, bem como dissemina este Knowledge em palestras e artigos sobre o tema Criatividade no Produto. - Site: criatividadecrachacores.blogspot.com.br/

Jorge Eiti Okazaki

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes