Carreira

Ξ Deixe um comentário

10 ditos populares que você não deve seguir na sua carreira

publicado por Priscila Stuani

10 ditos populares que você não deve seguir na sua carreiraDitos populares são frases ou conjuntos de palavras que tentam expressar de forma figurada alguma ideia ou pensamento. Quantas vezes já falamos “quem cala consente” ou “pedra mole e água dura, tanto bate até que fura”?

Os ditos populares são infinitos e pensando nisso, separei alguns para que você não siga na sua carreira (e porque não na vida pessoal também?).

  1. “Quando a cabeça não pensa o corpo padece.”

    Essa é bem popular e certamente você já a escutou ao menos uma vez na vida. Ela é auto explicativa, dispensa comentários, mas em todo caso, fica uma ressalva: pense antes de agir. Sempre somos cobrados por respostas rápidas, na velocidade da luz, e naturalmente estamos sujeitos a cometer mais erros. Esteja atento!

  2. “De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe para onde virar o leme.”

    Esse ditado está mais para filosofia de vida. Mente e coração precisam estar conectados, sinergia entre as diversas áreas da sua vida é a base de qualquer relação de sucesso, seja ela pessoal ou profissional.

  3. “Mais anda quem tem bom vento, que quem muito rema.”

    Você já deve ter se deparado com a seguinte situação: alguém que aparentemente não trabalha tanto tem melhores resultados do que aquele que trabalha muito. Pode não ser justo, porém é mais importante estar de bem com a sua vida para produzir melhor do que ficar horas e horas no escritório tentando resolver um problema. Quando ficar complicadíssimo, melhor pegar suas coisas, ir para casa e relaxar. A solução vem quando você menos espera.

  4. “Casa onde falta pão, todos brigam e ninguém tem razão.”

    Aqui nos deparamos com o típico caso da falta de liderança. Existem bons e maus líderes. Se o seu deixa a desejar, expresse sua opinião com argumentos bem fundamentados. Às vezes nos apegamos a detalhes tão supérfluos que atrasa todo o trabalho. Detalhe faz a diferença, desde que fique claro a sua importância.

  5. “Passarinho que acompanha morcego, acorda de cabeça para baixo e perde o canto”

    Outra versão desse dito é o mais tradicional “Maria vai com as outras”.  Uma boa pitada de personalidade não faz mal a ninguém. Sempre vai ter alguém tentando semear a discórdia. Se você concorda, tudo bem. Caso contrário, seja fiel a sua opinião. Se os demais não respeitarem, respeite a atitude deles.

  6. “Cão que ladra não morde”

    Sempre vai ter chefe ou colega que fala, fala e fala, mas nunca cumpre. E isso pode ser desde uma ” segunda começo a dieta” ou ” se ele chegar mais um dia atrasado, mando embora!”. Credibilidade é tudo na vida de um profissional.

  7. “Muito cacique para pouco índio”

    Praticamente todos querem mandar e poucos querem fazer. Se você é o líder, analise a sua conduta. Lembre-se que um bom exemplo vale mais que mil palavras. Se você é liderado, faça sempre o seu melhor, seja pro ativo e comprometa-se a fazer o seu melhor.

  8. “Eu só acredito vendo”

    Não seja o profissional Tomé, que só acredita vendo…. Seja o profissional que primeiro acredita para poder ver.

  9. Quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela”

    Outro clássico dos ditos populares. Seja humilde, independente do seu cargo. Hoje você pode ser um analista, amanhã um CIO. Os maiores líderes da história são reconhecidos pela sua simplicidade.

  10. “Casa de ferreiro, o espeto é de pau”

    Já vi empresa onde o seu produto carro chefe é desenvolvimento de software de gestão que utiliza excel para cadastro de clientes ou outro tipo de controle… Se você vende gestão, o mínimo que se espera é que você faça gestão na sua empresa. Se você vende software, utilize ele. Proporcione a experiência de uso aos profissionais da equipe, certamente será mais fácil vender alguma solução quando eles tiverem acesso no dia a dia de trabalho.

Mas e você, tem algum dito popular que você pratica? Compartilhe conosco!

Adianto o meu: “don’t worry, be happy!”

[Crédito da Imagem: Carreira – ShutterStock]

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes