Carreira

Ξ Deixe um comentário

Planeje sua vida, trace uma estratégia e saia na frente

publicado por Hiram Costa-Silva

Planeje sua vida, trace uma estratégia e saia na frenteEnfim chegamos ao último mês, mês de dezembro. Com ele vem o Natal e o Réveillon, e sempre faremos aquelas velhas promessas: entrarei na academia, comprarei um carro novo, farei um regime, estudarei para um concurso, ou tantos outros que são feitos na virada do ano. Todos esses são exemplos de projetos e devem ser tratados como tal.

Há pouco mais de três anos comecei, de fato, a realizar o planejamento estratégico da minha vida, pessoal e profissional, e desde então tenho alcançado resultados fantásticos. A partir do momento em que decidimos planejar nosso horizonte e traçamos objetivos e metas bem definidas, conseguimos ter, com clareza, uma visão de todas as nossas prioridades e o que queremos alcançar durante esse período planejado.

Procure traçar objetivos SMART (específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e precisos no tempo). Essa regrinha te ajudará a ter objetivos mais palpáveis, pois de nada adiantará definir uma meta ou objetivo sem os “pés no chão”, impossíveis de serem alcançados.
Tenho investido muito recurso, tempo e dinheiro, em qualificação, e nos anos de 2012 e 2013 todos os projetos traçados foram alcançados com sucesso. Uns mais rápidos, outros mais demorados, mas se eu não soubesse o que eu queria, quais seriam meus projetos pessoais e profissionais, quais seriam meus objetivos e como alcançá-los, simplesmente os anos seriam como outros quaisquer e as conquistas poderiam até surgir, porém não seriam executados com o foco que foi dado, justamente por causa do planejamento que foi realizado. Já ouviram aquela história “Se você não sabe pra onde quer ir, qualquer lugar serve?”.

Nossa cultura favorece o “fazejamento” no lugar do planejamento, e, com isso, muitas pessoas vão fazendo como diz a música de Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar…”, sem controle suficiente sobre as suas vidas e muitas vezes não sabem o que querem realmente, por não terem um foco e um caminho a seguir.

O ano de 2014 está batendo à sua porta. Muitos já estão executando projetos almejando colher os resultados nos próximos anos, e com você não pode ser diferente. Planeje suas ações, defina o que você quer para a sua vida nos próximos anos, tenha objetivos definidos para curto, médio e longo prazos, e decida aonde você quer chegar, para que, ao final do próximo ano, você possa fazer uma revisão dos seus objetivos futuros, da sua estratégia, e com todas as lições aprendidas que foram registradas, colocar em prática os próximos projetos, com um histórico que ajudará a diminuir os erros e aumentar os acertos e, consequentemente, colher melhores e maiores frutos.

Sem um planejamento estratégico traçado, qualquer caminho servirá. Não deixe a vida te levar!

[Crédito da Imagem: Planejamento – ShutterStock]

Autor

Pós-graduando em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gerenciamento de Projetos, CAPM e PMP pelo PMI, ITIL pela EXIN e Graduado em Gestão de TI. Com mais de 8 anos de experiência em TI, 3 anos responsável pelo gerenciamento e coordenação de diversos projetos de implantação de software no setor público. No último ano gerenciou projetos de implantação de PMO, Planejamento Estratégico, BSC, criação e customização de metodologias de gerenciamento de projetos e Implantação do EPM Channel e EPM Microsoft. Membro fundador, voluntário e Diretor de Eventos do PMI SE (Project Management Institute Sergipe) participando de todos projetos do capítulo PMI SE desde 2011 até a presente data. L: http://www.linkedin.com/in/hiramcostasilva

Hiram Costa-Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes