Carreira

Ξ 1 comentário

7 Passos para tornar 2014 diferente

publicado por Priscila Stuani

7 Passos para tornar 2014  diferenteGosto de participar do TI Especialistas porque tenho a oportunidade de contribuir para que o profissional de TI consiga ter uma visão do todo. Temos colegas que postam ótimo conteúdo sobre as diversas áreas que contemplam o cenário de TI e eu busco proporcionar reflexões que levem os nossos queridos leitores a pensar que competência técnica é importante, mas sem o conjunto das habilidades comportamentais que facilita o trabalho em equipe, as coisas podem ficar mais complicadas.

Estamos nos aproximando do final do ano. Planos, metas, objetivos, sonhos… Tudo isso eu já comentei anteriormente e o que eu quero agora é falar sobre as principais habilidades que precisamos ter para que 2014 seja diferente.

1) Motivar as pessoas:  Isso faz uma grande diferença. Às vezes alguém dá uma ideia ou sugestão, que a principio não faz sentido e a primeira coisa que fazemos é desmotivá-la com uma crítica nada construtiva. Claro que não temos que aceitar tudo, mas saber motivar as pessoas é importante para tornar o ambiente apto para a geração de novas ideias.

2) Veja o todo: não limite a sua capacidade de ver o todo. Aqui nos deparamos com o famoso “Pense fora da caixa”. Um processo tem começo, meio e fim. Muitas vezes o que você faz acaba impactando em outra área. Cada um tem a sua função, não faça o trabalho do outro, mas não o atrapalhe também.

3) Flexibilidade: ainda me deparo com líderes com uma postura arcaica. Claro que horários e prazos precisam ser cumpridos, mas é importante saber lhe dar com os contratempos que surgem no dia a dia.

4) Habilidades em relações interpessoais:  habilidades como gestão de tempo e pessoas, atitude e traquejo social são fundamentais para estabelecer uma boa relação de trabalho com os colegas. A política da boa vizinhança faz a diferença, não precisa declarar seu amor por todos, mas respeito é bom e todos merecem.

6) Foque em resultados: Conheça o seu grupo de trabalho e busque alternativas para que o ambiente fique agradável. Pessoas felizes e satisfeitas produzem mais e com qualidade.

7) Fale menos e escute mais:  Aquele momento antes de uma reunião em que temos a oportunidade de conversar com os participantes, evite falar de si próprio. Já me deparei com pessoas que se preocupam tanto em se vangloriar das pessoas que conhece, dos lugares para onde foi que se esquecem de perguntar o nome de quem estão com ele.

E então, vamos fazer um 2014 diferente?

[Crédito da Imagem: 2014 melhor – ShutterStock]

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes