Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Os benefícios de utilizar uma solução de compartilhamento em nuvem

publicado por André Tellini

Os benefícios de utilizar uma solução de compartilhamento em nuvemServiços de compartilhamento e armazenamento de arquivos em nuvem são hoje um dos maiores facilitadores para colaboração no tocante ao envio e troca de imagens e documentos. Para o mercado corporativo também é uma solução bastante interessante quando bem utilizada. Confira cinco motivos para aderir aos serviços de compartilhamento de arquivos em nuvem.

Melhor utilização de recursos: Ao utilizar um serviço de compartilhamento em nuvem a empresa deixa de enviar anexos nos e-mails e, com isso, reduz o volume de dados trafegados na rede, consequentemente melhorando o desempenho de envio e recebimento dos e-mails e o acesso a sistemas internos.

Atualização constante dos arquivos: Quando há múltiplos colaboradores trabalhando em um mesmo arquivo, por exemplo, uma proposta comercial ou uma planilha financeira, muitas vezes acontece a criação de diferentes versões deste mesmo documento. Com um sistema de compartilhamento online é simplificado o acesso à versão mais recente do arquivo em questão.

Controle: É possível criar diferentes níveis de acesso e, com isso, gerenciar quem pode ter acesso somente para leitura e quem poderá efetuar modificações em determinados arquivos ou diretórios.

Auditoria de acessos: Alguns aplicativos de compartilhamento de arquivos oferecem ao administrador a possibilidade de acompanhar quais arquivos e pastas foram acessados, por quais usuários e em que momento, criando um ambiente totalmente rastreável e controlado.

Administração de espaço: É possível dividir o espaço contratado entre os usuários e acompanhar em detalhes a utilização de cada colaborador.

Atenção: É necessário ressaltar que nem todos os programas de compartilhamento de arquivos possuem todas as funcionalidades aqui descritas. Além disso, alguns destes serviços vêm sofrendo com falhas de segurança recentemente, pois não são desenhados para atender às necessidades corporativas. Portanto, faça sua lição de casa e pesquise cuidadosamente as alternativas disponíveis no mercado, esta é a melhor maneira para assegurar que suas necessidades serão atendidas satisfatoriamente.

[Crédito da Imagem: Compartilhamento – ShutterStock]

Autor

André Tellini é Gerente de Produto da MANDIC, uma das principais empresas de cloud computing do Brasil, e posicionada atualmente como um dos maiores provedores de e-mail do país, com mais de 500 mil contas de e-mail e performance e SLA de 99,95%, o que garante maior desempenho, acesso e qualidade na utilização da solução.

André Tellini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes