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O seu ambiente de TI é realmente monitorado?

publicado por Alex Assis

O seu ambiente de TI é realmente monitorado?O pior pesadelo de gestor de TI é receber uma ligação de um usuário informando que algum serviço está lento ou não está funcionando sem ele saber previamente o motivo desse problema.

As empresas estão investindo na monitoração do ambiente de TI para manter o funcionamento dos seus serviços e não prejudicar sua imagem junto aos seus usuários ou clientes final.

Uma pesquisa recente realizada pela empresa Opinion Matters consultou 1006 americanos que realizam compra on-line, constatou que 56 % dos consumidores que gastam mais de duas horas por semana em compras, cancelaram uma ou mais operações devido um erro na página ou um tempo de resposta muito lento. Quase três quartos (74%) de todos os compradores online disseram que iriam mudar para outra loja se eles pudessem encontrar uma melhor experiência do usuário e um site mais rápido do que o que eles usam atualmente.

Então, a monitoração não deve ser somente aquela que verifica o uso de: CPU, memória do servidor ou se está respondendo testes de conectividade. O software de monitoração deve se aproximar ao máximo a navegação do usuário no seu site, para isso a ferramenta que irá ser usada para monitoração deve possuir agentes ou monitores que testará todas as camadas, desde front-end até banco de dados, do seu site.

Hoje existem vários softwares de monitoração que usam solução em SaaS, onde o cliente final não precisa  ter um servidor ou uma estrutura para monitorar o seu ambiente de TIC reduzindo muito o custo para esse tipo de serviço e também projetado para ser escalável e flexível, onde  permite aos clientes adicionar serviços conforme a sua necessidade.

Os softwares incluem: monitoramento de site, testes de carga em aplicação na web, monitoramento de transações, monitoramento de banco de dados, monitoramento de recursos da nuvem (Ex. Amazon EC2) e além de monitoramento dos servidores dentro da sua rede através de painéis via web fácil de usar.

Seguem abaixo alguns softwares que possuem as funções citadas acima:

Cada um deles tem pacotes de planos e preços específicos para necessidade da sua TIC. Monitis e GFI MAX possuem revendedores no Brasil e Site24x7 é adquirido somente no site.

Para monitorar o ambiente TIC da sua empresa, a sua equipe do NOC (Network Operations Center) devem conhecer toda infraestrutura (servidores, roteadores, switchs, link de internet, etc.) e está alinhado com o negócio e conhecer todas as necessidades e demandas dos usuários. Atualmente existam empresas 100% especializadas em NOC no Brasil, e elas trabalham com esses e outros softwares de monitorações para manter seu ambiente de TIC funcionando 24x7x365 com alertas e avisos para uma equipe multidisciplinar que tem objetivo em corrigir incidentes de forma corretiva ou até preditiva.

[Crédito da Imagem: Monitoramento – ShutterStock]

Autor

Alex Assis é sócio e diretor da empresa KXC Tecnologia. Especialista em tecnologias : Microsoft e Linux, e também é certificado ITIL v3 e PMP. Mais de 10 anos como Gestor em TI para Bancos, Consultorias, Hospitais, Serviços e Financeiras. Na KXC Tecnologia é responsável pela equipe técnica onde o foco é : Monitoramento 24X7 em NOC com uma equipe multidisciplinar, Gestão de TI e Outsourcing. Site: www.kxc.com.br

Alex Assis

Comentários

2 Comments

  • Artigo trata de assunto atual e de suma importância para as empresas, independente de seu tamanho.
    Parabenizo e agradeço ao Alex pela explanação.

  • Não sou técnico, mas como usuário eu posso dizer que as palavras deste artigo me soam como música. Nossas áreas de TI precisam se concentrar em monitorar muito bem os servidores, links, sites e tudo o mais para atuarem de forma preventiva. E nos casos onde não é possível evitar um problema, pois entendo que existam muitas destas exceções em TI, que ao menos sejam os primeiros a identificar e solucionar o problema antes que o usuário seja impactado.

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