Gestão de Conhecimento

Ξ 1 comentário

Gestão do Conhecimento de maneira simplificada

publicado por Jorge Eiti Okazaki

Gestão do Conhecimento de maneira simplificadaAntes era sabedoria, alguns disseram que era experiência, daí falamos em Knowhow, hoje só se fala em Gestão de Conhecimento. O mais surpreendente é que já praticamos isso, porém de maneira amadorística…

O quarto estava uma bagunça, a mãe deu uma bronca e tudo se arrumou…porém dois brinquedos ficaram fora da ordem…não tinha onde guardá-los. Nem eram para serem guardados, não eram importantes para a garotada.

Assim temos praticado a gestão do conhecimento, sem termos consciência da tecnologia nem etimologia da palavra, ou seja, guardar, ou armazenar, ou “salvar” o que nos interessa nas gavetas, armários, arquivos, armazéns, ou “datawarehouses“.

Sempre bem guardados com chaves, senhas, ou “encriptados” e enviados para bem alto onde as crianças não alcancem, encima do armário, ou até nas nuvens, “Cloud Computing”, acreditem isso existe, tecnologicamente falando…

O desespero acontece quando a mãe manda buscar uma coisa que ela mandou guardar e a turminha não lembra onde guardou e a procura, ou “search”, começa pelas gavetas, é como se fosse garimpar no deserto a procura de ouro, novamente, garimpar, “mining”, “data mining”, tudo a ver com a informática atual, no modelo BI, ou seja Business Intelligence, ou ainda Inteligência do Negócio…

A mãe organiza toda essa bagunça antes de responder o que fazer com o resultado, sem dar conta que organizar é MIS, Management Information System, Sistema de Gestão da Informação. Sem isso a gente não saberia o que fazer com aquilo que a mãe mandou buscar.

No mundo dos negócios, partindo dos primórdios da industrialização, usamos o termo, sabedoria e experiência na época artesanal, know how na era pós 2ª Grande Guerra, com o domínio americano, e agora, na entrada do Milênio Gestão do Conhecimento.

Voltando ao quarto da garotada, e praticando analogia, a gestão do conhecimento, arruma, guarda o que é importante, ou joga fora o que não está no contexto,ordena para facilitar a busca posterior, e cria gavetas para ordenar e guardar coisas novas, sempre bem guardadas ou por senhas ou em locais remotos, fora do alcance de pessoas não autorizadas, sempre tendo em mente que não devemos esquecer em que gaveta está guardada um determinado assunto.

No mundo dos negócios a gestão do conhecimento tem sido fortemente disseminada, pois, todo negócio é tocado por uma inteligência, Business Intelligence, ou seja um jeito de fazer as coisas, Know-how, para ter lucro e prosperidade.

Não devemos esquecer que toda essa organização está nas pessoas, que sabem onde procurar, como procurar e como atualizar, sempre trocando as coisinhas que estão nas gavetas dos arquivos,e isso custa dinheiro, e vale dinheiro, é o capital intelectual das empresas, incluindo-se nisso as marcas famosas.

O conhecimento da mãe que cuida da casa talvez não valha monetariamente tanto quanto, mas grande importância é que garante o sucesso de toda a família, daí o grande objetivo da Gestão do Conhecimento é gerir o nosso conhecimento, saber de maneira ordenada, para ter sucesso nas coisas, procurando e aprendendo, o que for necessário para atingir os objetivos.

[Crédito da Imagem: Gestão do Conhecimento – ShutterStock]

Autor

Administrador por formação acadêmica, iniciou a carreira profissional em 1973 como desenhista técnico na indústria, após algumas Multinacionais, e residencias em 4 países (Alemanha, Inglaterra, Espanha e China) permaneceu na Volkswagen do Brasil até 2003, por 25 anos. A decisão por seguir uma carreira solo como Consultor em planejamento, desenvolvimento e gestor de negócios na área de produtos, trouxe lhe grandes experiências de mercado. De posse deste conhecimento consolidado milita junto às Empresas assessorando na gestão e atuando na área de produtos, bem como dissemina este Knowledge em palestras e artigos sobre o tema Criatividade no Produto. - Site: criatividadecrachacores.blogspot.com.br/

Jorge Eiti Okazaki

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes