Carreira

Ξ Deixe um comentário

Dilma na ONU: além do eleitoral

publicado por Roberto C. Mayer

Dilma na ONU: além do eleitoralDurante o discurso de abertura da Assembleia Geral 2013 da ONU, a Presidente Dilma abordou de forma taxativa o tema da espionagem desenvolvida pelas agências de inteligência dos Estados Unidos. Analistas políticos nacionais afirmaram de imediato que se tratou de um discurso voltado ao processo eleitoral de 2014. O discurso reforçaria a posição firme na defesa dos interesses e da soberania do país. Há quem diga que a espionagem acontece há mais de uma década, e só veio a público pela imprensa em função do vazamento proposital de informações por parte de ‘desertores’ do sistema americano, outros afirmam que o discurso não passou de ‘jogo de cena’.

Cabe-nos, porém, chamar a atenção para trechos do discurso que não foram alvo de comentários, mas são cruciais para o progresso continuado do uso da Tecnologia da Informação.

Em primeiro lugar é necessário observar que, graças à existência da Internet, o processo de espionagem passou a ser feito de forma remota, usando as redes de computadores – em vez de colocar em perigo a vida dos espiões, como acontecia tradicionalmente. A Internet é uma rede global, que não respeita as fronteiras dos estados soberanos.

Concordamos com a Presidente ao citar a necessidade do desenvolvimento de um esforço para regular o comportamento, não apenas dos Estados nacionais mencionados , mas de todos os agentes envolvidos: cidadãos e empresas não podem ser excluídos do processo. Essa necessidade de “governança da Internet” é um dos temas que escolhemos como pilar para a Cúpula Mundial de Políticas Públicas em Tecnologia da Informação, que ocorre nos próximos dias 12 e 13 de novembro, pela primeira vez no Brasil (www.gpats2013.org).

A questão da ‘neutralidade da rede’, abordada pela Presidente, é um aspecto considerado crucial pelo Setor de Tecnologia da Informação: de forma simplificada, trata-se de garantir que os administradores ou proprietários das ‘infovias’, que conectam fornecedores e consumidores de informação não possam criar mecanismos de priorização do tráfego de dados. Por exemplo, uma operadora de telecomunicações poderia, neste caso, fazer com que as informações geradas por uma empresa que lhe pagasse um valor adicional, tivessem prioridade ao trafegar pelas suas ‘infovias’ em relação à informações geradas por outras empresas.

Podemos fazer uma analogia com as concessionárias de rodovias: no momento da definição da concessão, o governo fixa regras para a cobrança de pedágio – que são objeto de escrutínio por toda a sociedade – e definidas para serem permanentes. Seria inaceitável que a concessionária da rodovia pudesse variar o valor do pedágio conforme o patrimônio líquido do proprietário de cada veículo que circula por ela, ou que alguns veículos fossem simplesmente obrigados a circular a uma velocidade mais baixa que os demais por não pagarem um valor extra.

Por isso a citação presidencial da necessidade de criar um ‘marco civil multilateral para a governança e uso da Internet e de medidas que garantam uma efetiva proteção dos dados que por ela trafegam. Esperamos que a proposta prometida não venha a sofrer dos mesmos atrasos que a do marco civil para a Internet no Congresso Nacional.

Para tanto, consideramos que a participação do Setor de Tecnologia da Informação, por meio da Federação Mundial de Entidades do setor (WITSA), é chave para o sucesso da empreitada. A Cúpula Mundial é um evento organizado de forma bianual por esta Federação.

Esperamos contar com a participação efetiva da Presidente e sua equipe, visto que receberemos no país representantes de governos e da Indústria de Tecnologia da Informação de todas partes do mundo.

[Crédito da Imagem: Espionagem – ShutterStock]

Autor

Roberto Carlos Mayer é diretor da MBI, diretor de comunicação da Assespro Nacional e presidente da ALETI (Federação das Entidades de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha).

Roberto C. Mayer

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes