Carreira

Ξ 1 comentário

Tecnologia da Informação X Lideranças

publicado por Wilson Oliveira

Tecnologia da Informação X LiderançasHoje vivendo em pleno inicio do século XXI estamos cercados dos mais variados tipos de tecnologias e dispositivos para acelerar as tomadas de decisão e até mesmo prever um problema antes mesmo que ele aconteça.  Mas apesar disso convivemos com problemas relativamente antigos no relacionamento interpessoal e profissional.

Eu acredito que o maior desafio das corporações independentemente de seu tamanho, esta na escolha do melhor profissional para a vaga ou função que necessite ser preenchida. Muitas vezes durante um processo seletivo, muito do perfil técnico do candidato é analisado, suas experiências, o domínio das tecnologias envolvidas na função, e geralmente isso basta para formar uma opinião ou gerar expectativas a cerca do novo contratado (a).  A situação se complica um pouco mais quando este novo profissional assume um cargo de liderança em uma equipe já estabelecida, causando em algumas situações uma verdadeira disputa e desentendimentos internos.

Em minha vivência profissional já me deparei diversas vezes com este tipo de situação e em alguns momentos eu mesmo meu senti dispensável, principalmente me indagando o “Por que não eu?”, pois na minha cabeça eu era mais velho na empresa, tinha mais conhecimentos dos processos internos e dos clientes. Creio não exista uma resposta direta e simples para este tipo de questão, apenas acredito que mesmo que você não seja escolhido, o mais importante é sempre estar pronto para assumir um cargo de liderança ou de liderado, pois ambas as funções são importantes e uma não pode ser bem sucedida sem a outra, principalmente em um ambiente dinâmico como a área de “Tecnologia da Informação”.

Então afinal, o que defini um bom líder? . Quando um profissional esta pronto para assumir uma liderança em um time de TI? .  Não existe um curso ou treinamento que possa responder estas questões, ou mesmo dizer se um profissional será ou não uma boa liderança. O que podemos dizer que o líder é o conjunto de todo o conhecimento adquirido pelo profissional durante sua carreira, somando-se a isso, seus conhecimentos técnicos e não técnicos agregados com uma extrema capacidade de se relacionar bem com as pessoas ao seu redor.

No geral pode-se afirmar que um bom líder se sobressai dentro da equipe, pois ele procura atuar sempre de maneira proativa, visa além de seu próprio desenvolvimento o desenvolvimento de seu time e procura crescer junto com ele para que ambos possam atingir os melhores resultados. Ele não é o que possui mais conhecimento, mas entende como cada peça dentro da equipe funciona tornando-as mais eficientes, e além de tudo entende o real significado da palavra delegar e o momento correto de utilizar isso em favor do time e da empresa.

Em um mundo onde a tecnologia avança em proporções geométricas, torna-se fundamental a utilização de termos como “Tecnologia humana”, pois apesar das tecnologias disponíveis no mercado, com seus diferentes tipos de preços e complexidades, é preciso lembrar que pessoas são os principais recursos por de traz dos hardwares e softwares. E a liderança correta pode aumentar ainda mais o desempenho de todo um ambiente tecnológico.

E onde fica o restante da equipe? Apenas seguem o que lhes é pedido?

Não, pelo contrario o time possui todos os conhecimentos técnicos e habilidades gerenciais do seu líder, pois como disse antes um time eficiente  cresce e evolui junto e em cada membro do time deve existir um líder pronto para assumir.

[Crédito da Imagem: Lideranças – ShutterStock]

Autor

Wilson de Oliveira Profissional da área de TI a 18 anos. Especialista em AIX, Tivoli Storage Manager, Storage Disk e SAN. Atuei como Analista na IBM por 10 anos e atualmente sou responsável pela divisão de Storage do RAIZEN.

Wilson Oliveira

Comentários

1 Comment

  • Muito bom artigo, Wilson. Sem dúvida liderar é ter um mix de talento, experiência e conhecimento. E você tem tudo isso de sobra!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes