Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Decidiu pela virtualização que fornecedor escolher?

publicado por Frederico Neves

Decidiu pela virtualização que fornecedor escolher?A virtualização é um fato que as empresas estão cada vez mais aceitando como uma realidade emergencial, muitas são as vantagens competitivas em relação ao ambiente tradicional, no Brasil ainda existe muita escassez de conhecimento e material base para os profissionais possam se apoiar na hora de escolher para que lado caminhar, empresas de médio porte ficam completamente perdidas quando resolvem iniciar o processo de implementação desta nova tecnologia. Os problemas começam durante a escolha do fornecedor de serviço, esta etapa eu jugo como a mais importante no processo pois este parceiro é quem vai lhe dar o norte por onde ir.

Uma consultoria pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu projeto, por isso é muito importante saber quem contratar para lhe apoiar nesta nova etapa, pensando nisso escolhi alguns pontos que precisam ser levados em conta e que na minha opinião são as mais importantes, são elas:

Nunca se preocupe apenas com preço

Entendo que o orçamento para TI muitas vezes são limitados, porém nunca escolha o mais barato, neste caso quase sempre o barato pode sair muito caro, lembre-se é toda sua plataforma de TI que esta em jogo, é comum colocarmos toda a infraestrutura da empresa encima de um ambiente virtual e a empresa contratada para fazer não souber dimensionar seu ambiente você terá grandes problemas

Procure por cases de sucesso

Nunca queira ser a cobaia de ninguém, procure sempre por profissionais com experiência pratica no negocio, cursos são muito bons porém só a teoria em uma implementação é traumático, na empresa que trabalho sempre em cada projeto vai um consultor experiente com muitos projetos nas costas, nenhum consultor inexperiente inicia um projeto sozinho.

Procure por empresas que já foram atendidas pelo seu fornecedor, ligue peça uma referencia, o boca a boca ainda é muito válido neste processo. Sempre uso a empresa a qual trabalho como exemplo e aqui nós sempre colocamos o cliente para conversar com outros clientes. A boa referência tem um peso muito grande.

Visite ambientes feito pelo seu fornecedor

Caso tenha em sua cidade algum cliente que seu fornecedor já fez algum projeto, procure conhecer pessoalmente o trabalho feito, olhe na pratica como funciona, muitas vezes os clientes só conhecem na teoria e visualizando na pratica como tudo funciona pode se tornar mais claro a compreensão.

Analise as soluções propostas

Preste muita atenção em que o seu fornecedor esta oferecendo, procure sempre por soluções que se integre de forma simples, procure soluções de fácil administração e fácil aprendizado, não adianta nada você ter nas mãos uma solução que não saberá administrar. Opte por soluções homogênias, um grande exemplo disso é que muitas vezes ao vender um projeto de virtualização a forma de backup é feita por outro software, ou o monitoramento, opte sempre por uma ferramenta que lhe todas as opções de gerenciamento totalmente incluso na ferramenta que esta comprando.

Cuidado com a versão da solução que esta comprando

É muito comum as empresas apresentarem uma coisa e venderem outra, um grande exemplo é o VMware, ele contempla muitos recursos que só tem nas versões Enterprise ou Enterprise Plus, na hora da demonstração é mostrado todos estes recursos porem ao vender para baratear o projeto as empresas colocam versões de entrada como a Essentials ou Essentials Plus, estas são excelentes e funciona muito bem para a grande maioria dos ambientes porém tem algumas features que não automatizadas e precisa de intervenção da TI. A diferença de preço é bastante alta por isso acabam vendendo algo mais barato para o cliente, porém o cliente não foi informado que eles esta comprando uma ferramenta diferente daquela que ele conheceu. Então segue um conselho sempre procure saber o que você esta conhecendo será aquilo que esta comprando.

E por último exija treinamento

Esta etapa é muito importante, por mais simples que possa ser uma administração de uma ambiente deste, se você não conhece precisa receber um treinamento. Não fique a mercê do seu fornecedor, sempre procure conhecer aquilo que você tem em casa, você precisa dar conta de resolver os problemas mais simples pelo menos.

Bom pessoal é isso espero que estas dicas sejam importantes para ao menos uma pessoa.

[Crédito da Imagem: Cloud COmputing – ShutterStock]

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes