Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Conheça em primeira mão as novidades do vSphere 5.5 – Parte 2

publicado por Frederico Neves

Dando continuidade ao post anterior segue a parte 2 sobre a versão 5.5 do vSphere.

Melhorias no vCenter

vCenter Single Sign-On

A versão vCenter Single Sign-On 5.5 irá trazer uma experiência mais rica para os usuários do vCloud Suite, pois permitira o login em uma única plataforma, isso vai facilitar a implantação desta solução. A VMware ouviu muitos usuários e depois de um extenso feedback foi promovido as seguintes melhorias:

Implantação Simplificada: Só será disponibilizado um único modelo de instalação independente do tamanho do cliente.

Maior integração com o Active Directory: A adição de suporte nativo ao AD permite autenticação cross-domain possibilitando uma relação de confiança bidirecionais entre vários domínios.

Arquitetura: Construido do zero esta arquitetura permite a instalação sem a necessidade de um banco de dados.

Web Client vSphere

A nova plataforma Web vSphere que substitui o antigo client, continua a receber todas as novas features e tem como intuito liderar o caminho para a gestão na nuvem. O suporte a plataforma aumentou, agora é totalmente compatível com o MAC OS. Os usuários também podem acessar o cliente por quase todos os navegadores, os compatíveis são: Intenet Explorer, Firefox e Chrome.

Melhor experiência de usabilidade – O cliente web inclui as seguintes melhorias na usabilidade:

Arraste e solte – Agora os usuários do Web Client possibilita a ação de arrastar e soltar, isto possibilita uma ação mais ágil e proativa no gerenciamento do ambiente, agora você pode migrar uma VM de um host para outro simplesmente clicando, arrastando e soltando.

Filtros Agora os administradores podem usar a seu favor filtros, com ele é possível criar critérios de pesquisa no inventário, exemplo: quero listar somente as maquinas virtuais com Windows 2008 R2.

Itens recentes: A grande maioria dos usuários passam a maior parte de seu dia em uma determinada tarefa no ambiente virtual, com este recurso o Web Client traz os itens que foi utilizado pelo usuário recentemente, facilitando assim o uso no dia a dia.

vSphere App HA

Em versões anteriores ao vSphere 5.5, foi possível permitir o monitoramento da máquina virtual, que verifica a presença de “batimentos cardíacos” do VMware Tools ™, bem como a atividade de I/O da máquina virtual. Se nenhum deles é detectado no período de tempo especificado,  o vSphere HA reinicia a VM.

No vSphere 5.5, a VMware tem simplificado monitoramento de aplicativos para o  vSphere  HÁ,  com a introdução do vSphere HA App. Este novo recurso funciona em conjunto com o monitoramento do host vSphere HA e monitoramento da máquina virtual para melhorar ainda mais o tempo de atividade do aplicativo. vSphere App HA pode ser configurado para reiniciar um serviço de aplicação quando um problema é detectado.

Políticas HA App vSphere

As políticas  do vSphere HA App são facilmente configuradas na seção de administração do Web Client vSphere. As políticas definem itens, tais como o número de vezes que o  vSphere App HA tentará reiniciar um serviço, o número de minutos que irá aguardar o serviço para iniciar, e as opções para repor a máquina virtual. As políticas também podem ser configuradas para disparar alarmes no  vCenter Server quando o serviço estiver baixo e a máquina virtual for reiniciada. Notificação de e-mail também está disponível.

Melhoramentos do vSphere Storage

Suporte a VMDK de 62 TB

A VMware aumentou o limite do tamanho de um disco na VM, passou de 2TB para 62 TB. O tamanho máximo de um Raw Device Mapping (RDM) também passou de 2TB para 62TB, os snaphosts também acompanham esta tecnologia, com este tamanho a VMware atende aos requisitos de todas as aplicações existentes no mercado.

Suporte E2E 16GB

No vSphere 5.0 a VMware implementou suporte a HBAs FC de 16GB, porem as mesmas trabalhavam a 8GB, no vSphere 5.1 foi lançada a compatibilidade com 16GB porem não era ativado de forma automática, sendo necessária a configuração no Switch, agora na versão 5.5 a compatibilidade é ponto a ponto sem a necessidade de configuração extra.

vSphere Replication Interoperability

Na versão 5.1 do vSphere tínhamos um problema com o Storage vMotion quando tínhamos o vSphere Replication ativado, acontece que quando mudávamos de datastore o vSphere entendia que a VM foi desligada ou descontinuada, sendo assim ele refazia uma sincronização full, esta atividade por vezes demorava muito oque poderia ser fatal em caso de um desastre. No vSphere 5.1 agora este problema foi resolvido, o vSphere permite o Storage vMotion sem comprometer a replicação dos dados.

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes