Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Mídia digital e aplicativos mobile usando Processing

publicado por Márcio Pulcinelli
Mídia Digital e Aplicativos Mobile Usando ProcessingNeste artigo vou escrever sobre uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT chamada Processing e que tem grande utilidade e otimização para mídias digitais e aplicativos mobile.

Recentemente eu participei de um treinamento pela University Of London e o treinamento era exatamente sobre mídias digitais e aplicativos mobile. Por este motivo resolvi escrever este artigo, para falar sobre as funcionalidades desta linguagem que é bastante utilizada neste segmento.

Quando fui estudando a linguagem mais a fundo, vi que na verdade se tratava de uma sub-linguagem da linguagem JAVA. O que facilitou bastante as coisas, uma vez que tenho conhecimento em JAVA.

O principal diferencial desta linguagem como dito anteriormente, é ter o foco em mídias digitais e aplicativos mobile. Atualmente, a linguagem está na sua versão 2.0.1 (21 June 2013) e tem como principais devices (IPhone, Android e Desktops) e  está disponível para Linux, Mac OS X e Windows. Basta selecionar sua plataforma e fazer o download do software.

Algo que eu achei bastante ruim, no ponto de vista de ambiente, é a IDE que vem com ele, entretanto com alguns ajustes podemos usar o Eclipse para desenvolver com Processing. Segundo seus criadores, o Processing é utilizado por milhares de designers visuais, artistas e arquitetos para criar suas obras.

Tenho visto diversos trabalhos muito bons escritos em Processing. Se você tem alguma habilidade em programação e gosta de arte visual e criação de design gráfico, essa linguagem é para você. Se você é programador e quer dar um “up” no visual de seus programas, essa linguagem pode ajudar bastante.

Mas e por onde começar a aprender??

O primeiro passo é fazer o donwload da linguagem e se ambientar com a IDE padrão dele (pobre e sem intelli-sense).

Download Processing

Download Processing

Assim que efetuar o download, basta descompactar o arquivo .zip para alguma pasta que desejar e executar o programa “processing.exe”. Quando o programa for executado ele abrirá sua humilde IDE conforme abaixo:

IDE do Processing

IDE do Processing

Nesta IDE temos uma janela com poucos botões onde:

 Executar

 Para execução

 Criar um novo Sketch

 Abrir uma Sketch

 Salvar o Projeto e a Sketch

 Exportar a aplicação criada.

Para começar a criar seu programa também chamado de Sketch, você pode simplesmente digitar poucas linhas de comando.

Para criar seu primeiro programa, você pode simplesmente digitar a seguinte linha de comando na IDE do Processing e mandar executar o programa.

size(200, 200);

Assim que você executar seu programa, será gerada uma janela com as medidas “200px” x “200px”. Entretanto a forma correta de se começar a escrever código é no formato abaixo:

void setup() {

size(200, 200, P2D);

}

void draw() {

background(204);

line(width/2, height/2, mouseX, mouseY);

}

Os dois métodos acima formam a base dos programas desenvolvidos pela o Processing. Onde setup() é o local de inicialização das variáveis e o draw é o método de renderização da Janela. Este último é sempre chamado a uma determinada taxa de frequência, ou seja, fica eternamente sendo chamado enquanto a aplicação estiver rodando. Este taxa pode ser alterada conforme a necessidade.

Para o exemplo acima, define a janela em “200px” x “200px”, define o background com a cor cinza claro e desenha uma linha do meio da tela até a posição do mouse.

Caso deseje, copie o código acima para seu Processing e rode para ver o resultado.  Aparecerá uma simples janela com as funcionalidades citadas. Claro que este exemplo não é nada comparado ao poder do que o Processing pode executar.

Um ponto importante é questão da conversão para multiplataforma, podendo ser alterado de JAVA para Android e de Android para Javascript (IOs e plataformas WEB).

Vale frisar que com o Processing é possível criar programas sobre a animação, interação, movimento, simulação, forma, dados, imagens, cores, tipografia e outras coisas mais…

No próximo artigo sobre Processing, vou abordar um maior detalhamento da linguagem e como porta-la entre as plataformas Android, IOs e WEB.

Espero que tenham gostado do artigo. Qualquer dúvida entre em contato.

Autor

Márcio Pulcinelli é consultor da área de Tecnologia a mais de dez anos. Os últimos oito anos foram voltados para projetos na área de gestão de sistemas em Gás & Energia e Petróleo junto aos clientes Petrobras S.A e Gas de France (GdF Suez E&P Norge AS) sendo o último, projeto no exterior (Noruega) ambos pela empresa Accenture do Brasil. Alguns anos em projetos de crédito junto ao cliente Caixa Econômica pela empresa UNISYS Outsourcing. Experiência em gestão de projetos de tecnologia, mapeamento de processos, modelagem organizacional de negócio, Implantação de Enterprise Project Management (EPM) com foco em gestão de projetos de manutenção de plataforma de petróleo e perfuração de poços exploratórios, modelagem de painéis de indicadores para CLPs (Computador Lógico Programável) em malha de gasodutos, responsável pela modelagem de sistemas de intervenções e paradas para malha de gasoduto, dentre outras áreas de atuação. Visite meu site: blog.marcio-pulcinelli.com

Márcio Pulcinelli

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes