Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Existe uma vida online e outra offline?

publicado por W. Gabriel de Oliveira

De forma muito objetiva, a resposta é não. Mas dependendo do local em que eu esteja, talvez fosse sim. Ficou confuso? É que a distinção entre vida online e vida offline na realidade é apenas sobre a identidade que você constroi para cada ambiente. Dependendo do espaço e do tempo, uma identidade nova pode ser construída e reforçada, seja ela online, offline ou misturada. Vamos refletir um pouco sobre isso.

A vida conectada já é uma realidade de muitas populações em volta do mundo. Quando acibercultura realmente penetrou nas esferas de trabalho, lazer, família e até ambiente íntimo, a presença da tecnologia se tornou uma necessidade, não mais uma opção. Em torno dela, o próprio comportamento social de muitas populações foi modificado. Diante disso, é possível afirmar que vida online e vida offline não mais existem, visto que uma se apoia na outra para sua própria existência. Assim, ambas se entrelaçam e formam simplesmente a vida, com as múltiplas identidades que ela possui, claro.

Pensar que a vida offline pode ser separada radicalmente da vida online é uma utopia. Isso porque todos estamos conectados 24h, seja por bancos, pela receita federal, pela nossa faculdade e até pelos sites de redes sociais dentro do qual interagimos. Todos podem nos beepar a qualquer momento e nos trazer para o mundo virtual sem que sequer queiramos.

Apesar desse entrelaçamento entre online e offline, ainda há a dúvida se “somos a mesma pessoa” em ambas as condições. Sim, “somos a mesma pessoa” seja na condição de online ou de offline. Porém, raramente assumimos a mesma identidade em ambas as condições. É possível inclusive afirmar que temos diversas identidades dentro do mundo online e outras inúmeras dentro do mundo offline. Ou seja, as múltiplas identidades – que inclusive já foi tema aqui no blog quando falei sobre “A Representação do Eu dentro do Facebook” – estão presentes em cada cenário de vida. Portanto, podemos concluir que a vida é apenas uma, porém revestida de múltiplos adereços e comportamentos, dependendo do que queremos passar em determinado espaço e tempo que vivemos.

Autor

W. Gabriel de Oliveira é mestre em Marketing pela Universidade Federal do Ceará, Certificado Google Adwords (Search Advertising Advanced), atual coordenador de Marketing na Assessoria de Comunicação e Marketing da Universidade de Fortaleza, professor de pós-graduação e educação continuada, professor de turmas in company e cursos rápidos de Marketing Digital, Comunicação Integrada, Publicidade On-line e Mídias Sociais nas Empresas e também consultor de marketing e novas tecnologias. Atua na área de Internet e Marketing desde 2001. Trabalhou para multinacionais e empresas nacionais de grande e médio porte, com comunicação empresarial e marketing para meios digitais, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Recife, Ceará e Lisboa/Portugal. Site: wgabriel.net

W. Gabriel de Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes