Carreira

Ξ Deixe um comentário

Coaching e os modelos mentais

publicado por Roberto Carvalho

Coaching e os modelos mentaisEm primeiro lugar: Eu NÃO sou psicólogo, portanto meu texto abaixo é resultado de uma reflexão de alguém que por vários motivos vem pensando a respeito do assunto, sobre o qual de atrevo a escrever algumas linhas. Psicólogos são bem vindos (claro) para criticas e sugestões…participe!

Segundo Susan Carey a definição para modelo mental é:

“Representa o processo de pensamento de uma pessoa para como algo funciona (ou seja, o entendimento do mundo ao redor). Modelos mentais são baseados em fatos incompletos, experiências passadas e até mesmo percepções intuitivas. Eles ajudam a moldar ações e comportamentos, influenciam o que será considerado mais relevante em situações complexas e definem como indivíduos confrontam e resolvem problemas.”

Segundo Don Norman restringe a definição para o nosso campo e os conceitua como um conjunto decrenças sobre como um sistema funciona, e diz que humanos interagem com sistemas baseados nessas crenças.

No meu modesto entendimento, os fatores mais relevantes que compõe este modelo são: Medo, crenças, religiosidade, valores, componentes comportamentais, entre outros. Parece-me evidente que este conjunto todo é o que nos delimita no entendimento cognitivo, conforme aponta o texto acima. Este modelo entretanto tem dois aspectos fundamentais. Ele tanto pode ser positivo quanto negativo, pois o medo (por exemplo) pode se tornar um grande inimigo para o alcance de novos horizontes, conquistas, cenários, mudanças. E isto vale tanto para os aspectos pessoais quanto profissionais, afinal tudo está centrado no ser humano, que é um só.

Os processos de Coaching tem em determinado momento o propósito de ajudar a pessoa a desconstruir seu modelo mental, justamente para “quebrar as suas próprias barreiras” e assim alcançar uma nova percepção tanto do mundo como de si próprio. Isto me parece fundamental para que o desenvolvimento ocorra e para que se tenha condições de implementar um modelo único de avanço, de mudanças. Sem isto, todos ficamos “escravizados” em nosso mundo, e hoje não vivemos mais uma era de mudanças e sim um momento de mudança de era.

Sou testemunha da eficácia desta desconstrução mental, pois ela me permitiu a construção de novos cenários, de novas visões e da valorização de pontos positivos que normalmente subjugamos, e isto definitivamente não nos favorece, seja pessoalmente ou profissionalmente.

Acredite, o Coaching pode te ajudar, e muito!

@carva45

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes