Carreira

Ξ 1 comentário

MBA vale a pena?

publicado por Flávio Steffens

Volta-e-meia eu escrevo algo sobre o que foi discutido em alguma aula do meu MBA. Conheço muitas pessoas que perguntam se fazer um MBA é ainda um diferencial, ou mesmo se vale a pena. Afinal de contas, os preços não são módicos… um MBA gira na faixa de 10 a 15 mil reais.

Minha opinião? Vale a pena.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que um MBA já não é mais um diferencial competitivo, no mercado de trabalho. Essa é a opinião de muitos colegas com os quais converso durante as aulas. Também vejo no próprio mercado essa posição.

De fato, o MBA que estou fazendo na FGV-RS (Gestão Estratégica de TI) não costuma ir a fundo nos assuntos de cada aula. Mas, ao contrário de uma aula de faculdade, todas as pessoas que estão ali (professor e alunos) estão interessados em aprender e compartilhar experiências. Ah, e vale ressaltar que quem faz um MBA já tem um mínimo de bagagem profissional, o que garante uma discussão muito mais interessante.

Os professores? Bom, de todas as disciplinas que eu tive até agora, eu diria que apenas uns dois destoaram da maioria. Talvez minha expectativa estivesse alta demais, mas ficou faltando um algo a mais nessas aulas. Em contrapartida, em todas as demais aulas, os professores eram excelentes! Ótima didática, ótimos cases, ótimas experiências.

O material didático é cheio de artigos e cases, fora os slides das aulas. Ainda, os professores costumam oferecer um vasto material extra (em formato eletrônico) para complemento. Confesso que li muito pouco desse material, mas vi que tem coisa muito interessante. Fora as indicações de livros e mesmo as explicações e insights que a gente se obriga a copiar durante as aulas.

O networking? Olha, obviamente é difícil de fazer amizade com todo mundo da aula. Mas acabei sendo eleito o representante da turma (me pegaram desprevenido quando eu tentava organizar a primeira churrascada hehe) e isso ajudou a ter contato com quase todos os colegas. E é muito legal poder ter este contato, seja para trocar experiências, seja para uma indicação de trabalho, enfim. Sem contar o próprio networking com os professores! Pelo menos com dois deles, eu costumo manter um contato mais próximo. São poucos com os quais eu realmente não tive mais nenhuma troca de emails, que seja.

O trabalho de conclusão, no meu caso, é basicamente “abrir uma empresa”, utilizando todos os conceitos aprendidos. Fazemos um plano de negócios e apresentamos para uma banca. É bem interessante, embora confesso que no meu caso específico não estou levando muito a sério. Mas sem dúvida nenhuma, me ajudará no futuro.

O que eu posso concluir? O MBA é caro, sim. Mas vale a pena. É a oportunidade de você, como profissional, abrir um pouco mais o seu horizonte. Conhecer tendências, modelos, processos ou até mesmo as mais básicas práticas que você não aprendeu na faculdade (um engenheiro, por exemplo, dificilmente saberá algo de contabilidade e marketing).

O MBA proporcionou pra mim uma experiência que dificilmente eu teria com cursos avulsos. Conheci profissionais (professores e colegas) que eu dificilmente teria a oportunidade de conhecer. Aprendi teorias, práticas e cases que eu irei levar para a minha vida profissional. Foi um custo alto financeiramente falando, mas com alto valor agregado.

Então, se você busca o seu MBA apenas pensando em relação ao mercado, minha sugestão é NÃO FAÇA. Foque em certificações específicas que realmente algumas empresas valorizam (como o PMP). Faça o MBA apenas se você quiser enxergar o mercado, economia e sua própria empresa, de uma forma diferente. E para fazer contatos, que com certeza você manterá contato no futuro.

Artigo originalmente postado em: http://www.agileway.com.br/2009/11/11/mba-vale-a-pena/

Autor

Flávio Steffens de Castro é empreendedor na Woompa (www.woompa.com.br), criador do crowdfunding Bicharia (www.bicharia.com.br) e gerente de projetos desde 2006. Trabalha com métodos ágeis de gerenciamento de projetos desde 2007, sendo CSM e autor do blog Agileway (www.agileway.com.br).

Flávio Steffens

Comentários

1 Comment

  • Perfeito!
    Vejo hoje muitos estudantes finalizando o curso superior e querendo fazer um MBA em seguida. Equívoco, MBA não é para complementar nível superior é para o profissional que está no mercado se reciclar e oxigenar. O melhor aproveitamento depende de nossa disposição para se dedicar as leituras indicadas pelos professores. Quanto ao TCC vale a pena se dedicar, não pela nota, mas pela oportunidade de você colocar em prática o que aprendeu nesses meses dedicados ao curso. Fiz o meu há mais de 10 anos e uso muito do que aprendi até hoje. Vale a pena a dedicação os frutos não estão em reconhecimento no currículo, mas na sua transformação pessoal e profissional.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes