Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Essa tal da privacidade online

publicado por Gil Giardelli

Em tempos de Pinterest, Iphone e Instagram, vivemos a era do espetáculo. São fotos de atrizes em momentos hediondos, príncipes e princesas nus – veja aquiaqui eaqui mordomo do papa preso por vazar documentos secretos do vaticano – traição e outros pecados dos Homens.

O Youtube e o anonimato

A sociedade em rede ficou chocada, as fotos que circularam do corpo sem vida do Embaixador Americano na Líbia J. Christopher Stevens são no mínimo inadequadas. Aqui

E tudo começa nas redes com 14 minutos de um vídeo intitulado “Innocence of Muslims” postado no Youtube, que retrata o Profeta Maomé como pedófilo e sanguinário. Despertou a ira dos Islâmicos radicais, criando uma atmosfera no Oriente Médio, para tocar fogo na Embaixada Americana na Líbia.

O produtor do filme se esconde em um pseudônimo. Na minha humilde opinião, se você tem uma opinião forte e incendiário ponto de vista esconder-se no véu do anonimato na rede é no mínimo falta de convicção em seus pensamentos.

E para incrementar o armagedeon, ontem a Revista Francesa Charlei Hebdo colocou outras charges contra Maomé. Obrigando a França a fechar embaixadas, escolas e instituições Francesas em 20 países.

A notícia doa a quem doer e os limites éticos

Tim Maia, estava certo? Vale tudo para vender um Jornal ou ter a notícia a qualquer custo? O Jornalista da France Presse comprou as fotos de um Líbio em estava na frente da embaixada, e tirou suas fotos com um celular.

A revista Francesa em um momento de guerra entre os radicias Islamicos e parte do Ocidente pode colocar mais lenha na fogueira?

Qual a linha tênue entre liberdade de expressão, libertinagem e responsabilidade? 

“Quais os limites éticos da cobertura jornalística na era dos smartphones e das redes sociais?”

São perguntas difíceis que teremos que responder para o amadurecimento da sociedade em rede.

Ideias que merecem ser espalhadas e a nova geração conectada?

Ou seja, será que propagar só más noticias não é o grande fator de por que as novas gerações procuram novas formas de se abastecer de notícias?

Em minha viajem dias atrás para Londres, fiquei bastante impressionado com a promoção onde você comprava um Tradicional Jornal Inglês e ganhava uma garrafa com água de 750mls.

Alguns propagam por aí:

“Quando você não paga por algo no mundo digital, a mercadoria é você.”

E a sua privacidade, o que você anda fazendo com ela?

Separei algumas ferramentas da era do Fim da Privacidade:

Privacy Score  – Qual é a sua privacidade online? Uma ferramenta que lhe conta como os sites que você visita colectam seus dados.

Social Clean – limpa sua reputação online. Safe Sheperd – afirma que protege você do lado escuro da internet, remove os coockies e outras ferramentas em sua máquina e temos também oAllow, PeopleSmart e o  Deleteme – Remove contatos, informações sociais, fotos e todo seu rastro digital por apenas U$ 49,50 ao ano =)

ObscuraCam – É um app que retira sua face de fotos inadequadas. Pessoal, marca a foto do coleguinha sem permissão não é etiqueta 2.0 ;-)

We are sorry – A Path.com pisou na bola com os dados de seu usuário e seu Ceo pediu desculpas formais no blog da empresa.

A infância digital e a era da generosidade

Cada dia vejo com mais clareza a infância digital em que vivemos. Logo ali, não vamos desejar ver no Youtube cenas de suicídio, fotos violentas nas redes sociais postadas por anônimos ou desgraças na grande mídia.

Na era da generosidade coletiva, desejo ler na minha timeline: “ideias que merecem ser espalhadas”, abrir o meu jornal e ver como estamos construindo uma nova humanidade, a tal da 5.0. =)

Inspirado na matéria do Jornal Estado de São Paulo, “imagens do diplomata irritam Washington”.

“Esta tal da privacidade

Cases e conceitos que mudam nosso 

conceito de privacidade em tempos digitais”

Veja a apresentação que preparei sobre pivacidade online:

Gil GiardelliEmbed

Autor

Gil Giardelli é um dos maiores especialistas brasileiros do mundo.com, com 14 anos de experiência na era digital. Gil é web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. Por onde passa, Gil difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas, e redes sociais. Gil é professor na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) nos cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) e da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração), além de palestrar em mais de 600 eventos nacionais e internacionais como o TEDxSudeste, TEDxPortoAlegre, Encontro Internacional EducaRede em Madrid, entre outros. Curador das redes Inovadores ESPM, Sou Empresário e Arca de Gentileza, Gil também promove a inovação digital através dos blogs da HSM e na Você S/A e da Gaia Creative, empresa de inteligência de mídias sociais e inovação do qual é atua como CEO. Alguns dos clientes da Gaia Creative são o Grupo Protege, BMW Brasil, MINI Brasil, SEBRAE, TJSP, TAM, entre outras. Site: http://www.gilgiardelli.com.br

Gil Giardelli

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes