Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Afinal, o que é inovação?

publicado por Gil Giardelli

Falamos todos os dias em inovação no mundo digital, mas você sabe realmente o que é inovar? Em um mundo onde quase tudo já existe como é possível criar algo realmente novo? Será que entramos em um mundo onde nada mais pode ser inventado; apenas reinventado?

Somos bombardeados de informações e novidades a cada minuto, cada hora. Além disso, somos desafiados a criar algo novo, inovador em meio de tantos estímulos.
Não existem regras, guias, ou segredos para se tornar inovador, apenas valores comuns para as pessoas inovadoras. Lembre-se que ter uma ideia pode ser relativamente fácil, mas colocá-las em prática também faz parte do processo. Alguns valores que essas pessoas compartilham são perseverança, paixão pelo o que fazem, e coragem para enfrentar o medo.

Perseverança

É importante que você experimente e continue tentando até conseguir. A primeira ideia não é confiável. A segunda vai ser melhor, e a terceira melhor ainda. A quarta talvez seja a ideia inovadora que você procura. Por isso, faça e refaça. Persevere. Insista.

Enfrente o medo

Temos medo, mas não deixe que esse medo te deixe agir. Devemos arriscar, tentar, errar. As pessoas criativas, geniais e inovadores também erram. Entenda que isso  faz parte do processo da inovação, de criação. Não deixe que os erros bloquem o processo criativo.

Faça o que você ama 

Pesquisas mostram que não é o dinheiro que nos motiva a fazer algo criativo e inovador. Trabalhamos melhor quando fazemos o que amamos e seguimos nossas próprias diretrizes.

Com colaboração de Fernanda Bartels

Autor

Gil Giardelli é um dos maiores especialistas brasileiros do mundo.com, com 14 anos de experiência na era digital. Gil é web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. Por onde passa, Gil difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas, e redes sociais. Gil é professor na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) nos cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) e da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração), além de palestrar em mais de 600 eventos nacionais e internacionais como o TEDxSudeste, TEDxPortoAlegre, Encontro Internacional EducaRede em Madrid, entre outros. Curador das redes Inovadores ESPM, Sou Empresário e Arca de Gentileza, Gil também promove a inovação digital através dos blogs da HSM e na Você S/A e da Gaia Creative, empresa de inteligência de mídias sociais e inovação do qual é atua como CEO. Alguns dos clientes da Gaia Creative são o Grupo Protege, BMW Brasil, MINI Brasil, SEBRAE, TJSP, TAM, entre outras. Site: http://www.gilgiardelli.com.br

Gil Giardelli

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes