Carreira

Ξ 1 comentário

Porque não consigo passar em provas de certificações?

publicado por Luiz Eduardo Improta

Fizeram-me esta pergunta há pouco tempo atrás e confesso que por alguns segundos fiquei sem saber o que iria responder, dado a tristeza que vi no rosto desta pessoa. Mas logo voltei a realidade pois precisava ajuda-la, pois o que é a nossa vida senão podemos fazer algo por quem precisa.

Comecei a fazer uma perguntas notei uma deficiência muito séria: faltava base a ela. Mas ela fez o curso do fabricante, como explicar? Fácil, todos os cursos dos fabricantes se ler bem sobre o mesmo, possui os chamados “pré-requisitos”. E quase sempre ninguém leva isso a sério, pois até sente vergonha de não saber. Mas a grande verdade é que eles são o alicerce de todo o aprendizado. Vamos tomar por base um curso técnico de redes e que o “pré-req” (como assim chamamos) é conhecer o tão temido “TCP-IP” consistentemente. Todos se dizem isso é fácil. Mas quando começa a conversa da camada OSI a coisa começa a complicar depois da terceira camada. Pois na camada de “transporte” aparece o tal de “UDP” e vem o pensamento: falaram-me que deveria saber “TCP-IP” e quem esse cidadão “UDP”? e por aí vai. Os principais conceitos do aprendizado ficam para trás e o pior. Neste pequeno pensamento de 20 segundos, você acaba de perder uma explicação importante e que mais a frente você não entende outro detalhe, pois não prestou atenção. Vem outro pensamento: sem problemas, pois em casa eu reviso. Meu amigo, neste instante a coisa desanda de vez, pois se não entendeu nada no curso em casa será o “caos”, acredite. Isso é experiência própria e isso é o primeiro sinal que algo não vai bem e aumentam as chances de reprovação no exame de certificação. Isso também vale para universidade. Tudo é como uma locomotiva puxando vários vagões, se perder um será muito provável que os demais também passem batidos. Outro detalhe é estou falando de pessoas logo sempre há exceções.

Recapitulando tudo: o grande problema em qualquer coisa que for fazer é a base. Até na construção de prédios e casas, a primeira coisa a ser feita com cuidado é o alicerce, pois se ele for mal feito, tudo desaba. No aprendizado é a mesma coisa: se esquecer de ou não ligar para a base do que está estudando já era. Como vai aprender expressão numérica se esqueceu de como se soma, multiplica, subtrai e divide? Impossível.

Há também casos de se ter a base, mas os fatores psicológicos atrapalham ou até mesmo o profissional que vai fazer sem estudar como devia nestes casos a chance de “tomar pau” aumenta consideravelmente.

Logo sugiro que antes de iniciar seus estudos para qualquer exame de certificação, tenha certeza que atende todos os pré-requisitos, pois se não souber a base a casa vai cair. Não menospreze este rico e importante detalhe uma vez que seu sucesso depende dele. Ah…como disse tente ficar calmo (sei que é difícil), mas se não tentar vai ficar mais difícil ainda.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes