Desenvolvimento

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Orientação a Objeto – SOLID

publicado por Eduardo Pires

SOLID é um acrônimo dos cinco primeiros princípios da programação orientada a objetos e design de código identificados por Robert C. Martin (ou Uncle Bob) por volta do ano 2000. O acrônimo SOLID foi introduzido por Michael Feathers, após observar que os cinco princípios poderiam se encaixar nesta palavra.

São eles:

LetraSiglaNomeDefinição
S SRPPrincipio da Responsabilidade ÚnicaUma classe deve ter um, e somente um, motivo para mudar.
O OCPPrincípio Aberto-FechadoVocê deve ser capaz de estender um comportamento de uma classe, sem modificá-lo.
L LSPPrincípio da Substituição de LiskovAs classes derivadas devem ser substituíveis por suas classes base.
I ISPPrincípio da Segregação da InterfaceMuitas interfaces específicas são melhores do que uma interface única.
D DIPPrincípio da inversão da dependênciaDependa de uma abstração e não de uma implementação.

Os princípios SOLID devem ser aplicados para se obter os benefícios da orientação a objetos, tais como:

  • Seja fácil de se manter, adaptar e se ajustar às alterações de escopo;
  • Seja testável e de fácil entendimento;
  • Seja extensível para alterações com o menor esforço necessário;
  • Que forneça o máximo de reaproveitamento;
  • Que permaneça o máximo de tempo possível em utilização.

Utilizando os princípios SOLID é possível evitar problemas muito comuns:

  • Dificuldade na testabilidade / criação de testes de unidade;
  • Código macarrônico, sem estrutura ou padrão;
  • Dificuldades de isolar funcionalidades;
  • Duplicação de código, uma alteração precisa ser feita em N pontos;
  • Fragilidade, o código quebra facilmente em vários pontos após alguma mudança.

Os princípios SOLID deveriam ser aplicados por qualquer desenvolvedor maduro, porém pouquíssimos profissionais preocupam-se em utilizá-los, sugiro que crie um sistema simples e utilize estes princípios para treinar, será uma experiência gratificante.

Este é apenas o artigo introdutório sobre SOLID, nos próximos abordarei cada princípio em um artigo separadamente, explicando e demonstrando com código e exemplos a proposta de cada um, continue acompanhando 

Referências:

Autor

Eduardo Pires é Arquiteto de Sistemas, Desenvolvedor, Palestrante e Blogueiro. Atuando na área desde 2001 adquiriu experiência em projetos nacionais e internacionais. Atua como consultor independente prestando consultoria de Arquitetura, Desenvolvimento e ALM para empresas no Brasil. Possui as certificações MSP, MCPD, MCSA, PSD, ITIL V3 e escreve constantemente em seu site buscando dividir conhecimentos e contribuir para motivação de uma melhor formação técnica dos profissionais da área. falecom@eduardopires.net.br http://www.eduardopires.net.br

Eduardo Pires

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