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O que o gestor pode fazer de diferente para se aproximar dos colaboradores de sua equipe?

publicado por Marcelo Pires Ferreira

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Hoje em dia é comum ouvir das equipes que seu  gestor esta distante e comentários do tipo “não lembro a ultima vez que falei com meu gerente”.

Para diminuir esta percepção e evitar uma queda de performance e/ou a desmotivação de seus times o gestor precisa ser participativo no dia a dia, tem que procurar criar um ambiente dinâmico de trabalho e variar as atividades e funções da equipe, de modo que as pessoas não fique estagnadas em suas posições atuais, e oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Algumas ações podem ajudar a melhorar tanto o clima quanto o relacionamento entre gestor e colaborador:

  • Enfatizar que a porta da sala esta sempre aberta, cumprimentar a equipe quando chegar no escritório e porque não de vez em quando sair da sala e se sentar no meio da equipe, isso com certeza quebra o “gelo” que possa existir entre gestor e equipe;
  • Realizar conversas periódicas com os demais líderes para acompanhar o andamento das atividades e o desempenho das equipes;

Uma ação que considero fundamental neste processo é o Feedback, pois, com ele temos a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre as nossas atitudes, comportamentos e/ou desempenhos, com o objetivo de reorientar e/ou estimular uma determinada ação individual ou em grupo.

O feedback é uma poderosa ferramenta para:

  • Direcionar a atenção das pessoas;
  • Incentivar e reforçar o desempenho desejado;
  • Encontrar alternativas para mudar o comportamento indesejado e eliminá-lo no futuro;
  • Incentivar as pessoas a desenvolverem-se.

O Feedback se realizado da forma correta pode proporcionar muitos benefícios. Dentre eles destacam-se: 

  • A aproximação entre líderes e colaboradores;
  • O planejamento de metas de desenvolvimento em conjunto;
  • Mantém a motivação e compromisso;
  • Estimula eficácia na comunicação interna;
  • Ajusta os objetivos com as metas da organização e da equipe;
  • Melhora o clima organizacional.

As empresas e os gestores precisam se perguntar sempre:

  • Como esta o Feedback na minha área? Ele é constante?
  • Existe um Padrão?
  • Conheço o perfil da minha equipe?
  • Dedico o tempo necessário para o Feedback?
  • A Empresa proporciona ao Gestor tempo para o Feedback?
  • A Equipe procurar o Gestor?
  • O Feedback dado é sempre o negativo?
  • Qual a avaliação da equipe com a minha gestão?

O Feedback deve ser dado de tempos em tempos não precisa esperar por avaliações anuais ou semestrais, ou seja, o feedback tem que ser constante.

Os gestores também precisam estar preparados para receber um feedback da sua equipe, pois, as melhores equipes possuem gestores que estão abertos ao feedback e conseguem analisar qual sugestão ou opinião é mais relevante.

É necessário que de tempo em tempos, os gestores se perguntem: O que minha equipe tem feito de bom recentemente?. Preciso melhorar em algo? Então chamar para um bate papo, ligar ou enviar um e-mail para eles falando sobre o assunto. Tem que tornar isso um hábito.

O gestor tem que ser “protagonista” do bom relacionamento de sua equipe e se aproximar cada vez mais do seu time e acima de tudo que tenham o foco na melhoria e desenvolvimento das pessoas.

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Autor

Profissional com mais de 10 anos de experiência em TI. Atualmente é Manager em uma multinacional de telecomunicações. Formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Engenharia de Software e cursando MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Liderança. Certificado em COBIT 4.1 e ITIl V3 Foundation. Sólida vivência no gerenciamento de equipes de Suporte e Desenvolvimento. Experiência em Sistemas de Billing (Internet e Telecom), Banco de dados Oracle, Sql Server, S.O Unix Solaris e Windows. Conhecimentos do conceito PMI e Governança em TI.

Marcelo Pires Ferreira

Comentários

2 Comments

  • Parabéns Marcelo,
    Realmente um líber de ter, vivencia, respeito, humildade, equilíbrio para compreender a diversidade de uma equipe, recebendo e dando feedback’s, melhorando a evolução profissional e em certas ocasiões pessoal.

  • Muito bom Marcelo! Incentivar os líderes a serem melhores a cada dia é muito bom, pois, o benefício é usufruído por muitos profissionais e melhora a vida de todos, inclusive a do Líder!

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