Carreira

Ξ 1 comentário

O Líder servidor

publicado por Regis Padua

A postura de um profissional diz muito a respeito da pessoa que ele é, com o passar do tempo teremos mais e mais demanda por profissionais que aliem o comportamento pessoal a sua equipe, isso é muito semelhante ao pai de família.

O Pai de família acorda cedo, passa pouco tempo com seus filhos com sua esposa e sai para trabalhar buscando maneiras de servir sua família e a postura de um pai vai muito além de sair para trabalhar ele precisa estar presente, precisa conviver com a família, compartilhando com as angústias, necessidades, sucessos e fracassos de sua equipe que se chama família. E essa deve ser a postura de um líder.

O Líder servidor é aquele que está SEMPRE presente no dia a dia da sua equipe, compartilhando do sucesso, do fracasso, das dificuldades, agindo como um facilitador perante a empresa, ter apatia por todos do time, saber ouvir e saber falar.

Elogiar sim, sempre, carcadas sempre são necessárias porém tem que saber faze-las. Não existe uma regra clara para liderar com eficiência um time de profissionais que a cada dia que passa são mais capacitados.

Algum tempo atrás não existia a posição de líder, mais sim a postura de chefes.

Vocês sabem dizer a diferença entre Líder e Chefe ?

Bem vou tentar resumir essas diferenças, o Chefe é aquele indivíduo que age de forma autoritária, onde o único critério é o que a organização quer que seja feito. O Chefe ainda tem aquela figura de uma pessoa extremamente séria sem muita empatia com a equipe a sua maneira de pedir é mandar, a sua maneira de cobrar é ameaçando e ouvir um profissional de sua equipe é algo muito complicado para o chefe, pois ele nunca tem tempo, e quando tem a resposta é evasiva do tipo… VOU PENSAR…VOU ANALISAR…E ou cai no gerúndio como estamos analisando seu desenvolvimento, estamos verificando a real necessidade, e assim vai.

Agora o Líder é aquela figura que é mais carismática, que chega e logo dá um bom dia a todos, chamando pelos nomes, pergunta da família (Com real interesse, no bem estar), verifica a necessidade do time ante as atividades do dia anterior e analisa a necessidade de ações para o bom andar das atividades do dia, tem sempre a porta abertas de sua sala (isso quando tem uma) para qualquer colaborador de seu time (Sim para um líder ele não tem funcionário ele tem colaborador), e o líder é como se fosse o técnico de um time de futebol ele direciona, aplaude e puxa a orelha, porém os aplausos são abertos e os puxões de orelha são com discrição de preferência em uma conversa individual.

O Líder ainda preza muito pela responsabilidade de todos e deixa isso bem claro, é transparente em suas ações e decisões, o time faz parte do todo inclusive é ouvido para que sejam tomadas decisões mais próximas do acerto.

Os prazos são negociados, a cobrança é feita de uma forma tranquila, ou seja nós pessoas normais temos o prazer de fazer parte de um time onde se tenha um líder e temos orgulho de trabalhar pelo time, assim todos ganham o a empresa cresce, a área cresce o líder cresce e o time cresce junto.

E isso já é uma realidade dentro das empresas, a cada dia que passa mais e mais empresas estão substituindo os Chefes pelos lideres, e como elas estão fazendo isso:

Estão investindo em capacitação pessoal dos chefes para que eles passem a ser lideres, com treinamentos motivacionais, neurolinguisticos, comportamentais, liderança. E uma outra maneira é a promoção para profissionais que já tenham um postura de liderança. E por último caso a contratação pelo mercado.

Analisem sua postura, e vejam se você é um Chefe ou um Líder.

Autor

Regis Padua é profissional de Tecnologia da Informação a mais de 18 anos, atuando em empresas grandes como COMGAS, CONTROLAR E SANOFI, na área de infraestrutura, com especialização em tecnologia Microsoft e Linux. Atuando hoje como consultor Team Leader em projetos de infraestrutura com governança e gestão de recursos pela consultoria ITGroup em São Paulo/SP

Regis Padua

Comentários

1 Comment

  • Amigo, desculpe o comentário, mas acho que gostaria de ser alertado também, caso cometesse os mesmos deslizes. Primeiramente, parabéns pela publicação, o conceito é muito bom e válido. Somente algumas observações: “… ter apatia por todos do time…” apatia é a falta de emoção ou entusiamo. Não acho que é o caso aqui. Outro ponto, sem querer ser demasiadamente chato, é com relação às concordâncias e aos erros gramaticais. É importante revisar o texto (ou mesmo solicitar uma revisão) antes de publicá-lo. Não precisa publicar esse comentário. Pode apagá-lo mesmo. É somente para dar um “toque”. Desculpe, mais uma vez, se fui intrusivo demais. Não sei se tenho esse direito. Mas, como disse, se fosse eu o autor, gostaria de ser alertado sobre isso.
    Cordialmente,
    Álvaro Clemente

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes