Carreira

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4 frases para evitar em sua carreira

publicado por Rodrigo Leme

Dando um tempo nos textos sobre Gestão de Telecom, resolvi compartilhar com vocês algo que me incomoda há tempos.

No ambiente de trabalho, vivemos em pressão constante, e cada detalhe conta para o sucesso na carreira. Um dos que mais conta é nossa rede de colaboradores, que pode nos dar impulso para crescer ou servir de âncora, nos emperrando. E uma das melhores maneiras de identificar um colega âncora é sua escolha de frases ao falar com você. Elas variam entre o não construtivo ao totalmente destrutivo, afetando sua confiança, seu foco e – em último caso – sua performance e carreira.

Separei aqui algumas frases que ouvimos muito dessas “âncoras”.

“Não vá lá achando que é fácil também”

Essa frase ao mesmo tempo ofende nossa capacidade de avaliar uma situação e transpira também uma vontade de que você não tenha sucesso onde aquela pessoa não teve. Geralmente vem de alguém que esteve na sua posição e fracassou, e por isso acha que todos com capacidade de fazê-lo devem ser freados. Óbvio que não entramos em nenhuma situação sabendo que ela é simples, “chegou levou”, mas é óbvio também que a confiança é fundamental para o sucesso. Essa é a frase teleguiada para minar sua confiança.

O que posso usar no lugar? Se você se pegar em um momento em que vai falar isso, troque por “olha, quando eu estive nessa situação, encontrei essa, aquela e aquela dificuldade. Dê atenção a isso.”

“Posso bancar o advogado do diabo?”

No livro “As 10 Faces da Inovação”, Tom Kelly (CEO da Ideo), o advogado do diabo é definido como a figura que mata um projeto, uma idéia levantando questões como se fosse alguém de fora falando e assim não assumindo responsabilidade sobre a opinião em si. Ou seja, destrutivo sem se sentir obrigado a dar a contrapartida da melhoria da idéia. A gente conhece vários tipos como esse na empresa, na vida, nos nossos hobbies…

O que posso usar no lugar? O mesmo livro propõe 10 personalidades alternativas, divididas em 3 grupos: aprendizado, organização e construção. Não vou aprofundar nestas hoje (se quiserem, deixem recado nos comentários que eu preparo algo específico), mas o resumo aqui é: encontre a sua voz ao avaliar a idéia do outro, e busque analisá-la de diferentes ângulos. A sua primeira postura ao ouvir uma idéia é “como posso viabilizá-la?”, e não “o que tem de errado com isso?”.

“Não mexe nisso, sempre foi assim e não vai mudar”

Parece uma variação de “não vá lá achando que é fácil”, mas consegue a proeza de ser pior: é aquela frase que está enraizada no costume, a tal ponto que quem a diz não consegue te dizer por que foi sempre assim ou por que não vai mudar. Ele aprendeu que é assim e tocou para a frente.

Loucura, não? Você está lá para abrir caminhos, e as pessoas levantam obstáculos que nem elas conseguem explicar. É como diz um ditado árabe: “o medo atribui a pequenas coisas grandes sombras”. Essa frase só traz medo, receio de ver o que há “do outro lado”. E é geralmente aí que moram as oportunidades de carreira.

O que posso usar no lugar? Assumindo que você tem uma situação dessas em seu trabalho (não deveria, mas acontece), use “olha, sempre foi assim, mas não entendo por que. Como podemos descobrir a causa disso?”

“O bom é inimigo do ótimo”

Essa frase é mais dúbia, visto que muitos a consideram positiva. É usada para que não se perca muito tempo elaborando demais algo que já está aceitável.

Só temos aí 2 problemas:

  1. O que você ou seu colega consideram “bom” pode ser insuficiente para seu gestor ou seu cliente.
  2. Em excesso, “o bom é inimigo do ótimo” serve somente para rebaixar seu padrão de qualidade, sem grandes ganhos de tempo.

Então não caia nessa armadilha, sob risco de um dia você se contentar com muito pouco em uma carreira, um ambiente que vai lhe exigir mais. Afaste essa frase com força da sua vida e vá sempre no limite para entregar o melhor.

O que posso usar no lugar? Ao ver um colega aperfeiçoando um projeto, tente frases de reforço como “vamos aplicar isso para começar a resolver o problema, mas continue aperfeiçoando”, ou “vamos negociar mais prazo ou investimento para poder chegar nesse patamar”, e outras do tipo.

Você já ouviu alguma dessas frases? Como reagiu? E quais são as frases que você já ouviu mas não estão aqui? Deixe um recado nos comentários.

Autor

Profissional de marketing com 7 anos de experiência em Gestão de Telecomunicações. Participou da introdução da metodologia Telecom Expense Management no Brasil e atualmente é coordenador de marketing na Informatec, empresa de softwares e serviços dedicados à Gestão do Uso de recursos de telecomunicação. Para conversar comigo, me procure em rodrigo.leme@informatec.com.br ou então acesse nossa página no Facebook.

Rodrigo Leme

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