Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Cloud Services Brokerage: Como o parceiro certo poderá lhe ajudar na jornada para a nuvem?

publicado por Marcio Fernandes

Uma das maiores barreiras para adoção de modelos em nuvem não é apenas encontrar o provedor de infraestrutura em Cloud ideal para suas demandas, níveis de serviço, segurança e escalabilidade, mas sim, encontrar um verdadeiro parceiro especialista em Cloud que lhe auxiliará no planejamento, execução e gerenciamento pós migração.

Um conceito muito novo no Brasil mas que está se tornando cada vez mais comum lá fora é o de buscar parceiros do tipo Cloud Services Brokerage, ou seja, especialistas na construção de ambientes em nuvem e que possuem um verdadeiro ecossistema de soluções em seu portfólio. São empresas que já nasceram programadas para responder todos os questionamentos e desafios da migração para a nuvem e possuem isso em seu DNA.

Não necessariamente essas empresas possuem infraestrutura de nuvem própria, ou seja, são Cloud Builders que implementam projetos de nuvens em qualquer provedor de infraestrutura cloud, o que importa é a sua expertise neste modelo.

O Gartner define Cloud Services Brokerage como intermediários entre os clientes e as tecnologias de nuvem existentes. Os serviços de corretagem de nuvem ajudam os clientes a agregar, integrar e personalizar vários serviços em nuvem, e ajudam os consumidores de serviços de nuvem a gerenciarem todas as interações com os fornecedores, desde licenciamento à governança, até movimentação de dados e customização.

O cliente de um CSB (Cloud Services Broker) no fim das contas recebe os seguintes serviços de valor agregado de forma totalmente transparente:

  • Gerenciamento total de seu ambiente permitindo o uso de plataformas Cloud com SLA definido de forma centralizada, rápida e prática;
  • Consolidação de faturamento, já que os vários fornecedores de infraestrutura serão gerenciados pelo Broker e não mais pelo cliente, logo, o cliente irá pagar apenas uma conta (a do serviço do CSB);
  • Portfólio de soluções completa de acordo com o ecossistema oferecido pelo Broker (projetos de HA, segurança, storage, análise de performance, entre outros);
  • Consultoria na migração de seus ativos físicos (on-premise) para infraestrutura Cloud (P2V);
  • Transformação de CAPEX em OPEX, transformando custos de aquisição e licenciamento em valores mensais;
  • Escalabilidade de recursos realizada de forma simples e não-necessidade de re-investimento para refresh tecnológico.

Se você deseja realizar sua jornada para a nuvem, a escolha de um bom parceiro especialista em projetos de nuvem (CSB) poderá ser estratégico para o sucesso do projeto.

Autor

É especialista nos mais diversos ecossistemas de nuvem e tem como missão ser evangelizador de Cloud Computing nas pequenas e médias empresas, motivando a adoção da nuvem como forma de aumento de eficiência, redução de custos e vantagem competitiva. Bacharel em Sistemas de Informação com MBA em Gestão Estratégica da Informação pela COPPE/UFRJ. Líderança em verticais de Hosting, Cloud Computing, Software Defined Datacenter (SDDC), E-mail Corporativo e Cloud Managed Services. Principais Certificações: - Linux Professional Institute Certification (LPIC-1) - LPI 101 e 102 - Linux Professional Institute Certification (LPIC-2) - LPI 201 - SUSE Enterprise Linux Certified System Administrator 11 - Novell Certified Linux Administrator - CLA 11 Certified - Novell Datacenter Tech Specialist - DCTS Certified - VMWare Technical Sales Professional 5 (VTSP 5) - Sophos UTM/Network Protection Certified Engineer - TO30a | EL30a - Cloud Open Exam (COE)

Marcio Fernandes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes